As boa receptividade do público (e as consequentes bilheterias) comprovam que os filmes cristãos vieram para ficar. Geralmente são filmes de baixo orçamento, com alguns nomes conhecidos no elenco e que se beneficiam de muita publicidade boca a boca.
A fórmula para o sucesso das obras gospel mostra que a fé tem lugar cativo na vida dos personagens, e suas histórias são sempre banhadas com o maior clichê da história: o de superar as dificuldades da vida.
O último lançamento dos filmes desse segmento é o drama Quarto de Guerra (War Room, 2015) de Alex Kendrick, que custou míseros U$ 3 milhões, e rendeu mais de U$ 67,7 milhões de dólares. O filme já está disponível pela Fox em DVD (preço sugerido, R$ 39,90).
Na trama, Tony (T.C. Stallings) e Elizabeth Jordan (Priscilla C. Shirer) têm uma vida perfeita – ótimos empregos, uma filha linda e a casa dos sonhos. Porém, as aparências podem enganar. A realidade é que o mundo deles está desabando devido a um casamento fracassado.
Enquanto Tony aproveita o seu sucesso profissional e flerta com as tentações, Elizabeth vai ficando cada vez mais amarga. Suas vidas tomam um rumo inesperado quando Elizabeth conhece sua nova cliente, a Srta. Clara (Karen Abercrombie), cujo desafio é criar um “quarto de guerra” e um plano de batalha de oração para a família. Enquanto Elizabeth tenta lutar pela sua família, os conflitos escondidos de Tony vêm à tona. Ele deve se acertar com a família e provar para a Srta. Clara que as vitórias não vêm por acaso.
Outros 10 filmes movidos pela fé:
1. Ressurreição (Risen, 2016) de Kevin Reynolds: estreia nos cinemas dia 17 de março. A épica história bíblica da ressurreição é contada pelos olhos de um não-crente. Clavius (Joseph Fiennes), um poderoso tribuno militar romano, e seu assistente, Lucius (Tom Felton), têm a tarefa de resolver o mistério do que aconteceu com Jesus nas semanas seguintes a crucificação, a fim de refutar os rumores de um Messias ressuscitado e evitar uma revolta em Jerusalém.
2. Você Acredita? (Do You Believe?, 2015) de Jon Gunn. Trama segue 12 pessoas por caminhos diferentes, e têm suas vidas interceptadas de forma inesperada. Cada um deles está prestes a descobrir o poder que há na cruz de Cristo, ainda que muitos deles não acreditem nisso. Uma crença verdadeira sempre requer ação e nessa trajetória, todos serão impactados de maneira que só Deus pode orquestrar.
3. Deus Não Está Morto (God´s Not Dead, 2014) de Harold Cronk. Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista – até se afastar das pessoas mais importantes para eles.
4. O Céu é de Verdade (Heaven is For Real, 2014) de Randall Wallace. Todd Burpo (Greg Kinnear) é o pastor de uma igreja em Nebraska, que conta com uma congregação bastante fiel. Casado com Sonja (Kelly Reilly), ele enfrenta uma situação crítica quando seu filho precisa ser operado de apendicite. Após se recuperar, o garoto diz ao pai que anjos vieram cantar para ele. Todd fica espantado quando Colton lhe diz que viu situações que ocorreram quando o garoto não estava desperto. Convicto de que o filho visitou o paraíso, Todd passa a questionar sua própria fé naquilo que pregava até então.
5. Soul Surfer – Coragem de Viver (Soul Surfer, 2011) de Sean McNamara. Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) nasceu praticamente na praia e é uma jovem e premiada surfista. Ao ser atacada por um tubarão, ela perde o braço esquerdo, mas conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood), da comunidade cristã e dos fãs para voltar a cair na água.
6. Corajosos (Courageous, 2011) de Alex Kendrick. Como agentes defensores da lei, um quarteto policial enfrenta de bom grado o que há de pior no mundo. Mas no final, acabam tendo que enfrentar uma tarefa para a qual nenhum deles está realmente preparado: ser pai. No trabalho, eles se desempenham da melhor maneira possível, mas em casa logo percebem que os filhos começam a se distanciar deles. Quando uma tragédia os abala, esses homens sentem uma urgência de renovar a fé para se aproximarem de seus filhos. Será que eles encontrarão um modo de servir e proteger aqueles mais queridos e próximos a eles?
7. Cartas para Deus (Letters to God, 2010) de David Nixon. Tyler Doherty (Tanner Maguire) é vítima de câncer e trava uma batalha diária contra a doença que o consome. Amado por sua família e pelos amigos, o menino de apenas oito anos não se deixa abalar e escreve cartas diariamente endereçadas para Deus. O carteiro Brady (Jeffrey Johnson), vivendo problemas pessoais, não sabe o que fazer com elas num primeiro momento, mas a bravura do jovem autor acaba provocando grandes mudanças em suas vidas. Inspirado em uma história real.
8. A Prova de Fogo (Fireproof, 2008) de Alex Kendrick. Kirk Cameron interpreta Caleb Holt, um heroico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem em transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: nunca deixe seu parceiro para trás.
9. Desafiando Gigantes (Facing Giants, 2006) de Alex Kendrick. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir lhe parece atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.
10. A Virada (Flywheel, 2003) de Alex Kendrick. Jay Austin é um vendedor de carros usados que faz qualquer coisa para fazer negócio. Sua atitude manipuladora se manifesta a tal ponto que sua esposa e seu filho não podem confiar nele. Mas, ao trabalhar na restauração de um clássico conversível e começa a ver que Deus está se esforçando para recuperá-lo. Ao encarar a realidade de verdade, Jay aprende a honrar a Deus nos negócios, nos relacionamentos, e na sua vida.