“A beleza não clama por atenção” sintetiza o fotógrafo Sean O´Connell (Sean Penn) para Walter Mitty (Ben Stiller), lá pelo terço final de A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, 2013).
O problema é que seu diretor, produtor e astro, Ben Stiller, não entende a mensagem. Ao apresentar seu remake de ‘O Homem de 8 Vidas’ (1947) com uma coleção de imagens bonitas esteticamente, mas sem conteúdo, atravessadas por frases de auto-ajuda como notas de rodapé, ele joga a isca para fisgar o espectador de forma simples, mas sem força suficiente para sobreviver a uma discussão filosófica.
A história apresenta Walter Mitty, responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da revista Life. Antes de virar um produto digital, cabe a Mitty encontrar o negativo da foto que o lendário fotógrafo e colaborador da Life, Sean O´Connell, enviou para ser a capa da última edição.
O diretor Ben Stiller tenta de tudo, e claro, em algum momento consegue acertar. Dentre as tentativas, Stiller não esquece sua veia cômica e destoa do drama fantástico de seu personagem ao inserir momentos engraçadinhos. Os piores são a sátira a Benjamin Button e a queda da bicicleta, num tom de comicidade infantil, que poderia até caber em outra comédia sua, mas não aqui.
O seu protagonista é um homem tímido, que só funciona quase que dentro do seu próprio mundo, e vive aventuras fantásticas enquanto fantasia com a realidade. Como narrativa cinematográfica, sua virada de finalmente fazer e não imaginar faz o filme avançar bem, mas, sem chegar a decolar.
Os personagens secundários dão algum respeito ao filme, com boas participações de Kristen Wiig, como a paixão platônica Cheryl, Shirley McClaine na pele da mamãe Mitty, e, finalmente, Sean Penn, como o fotógrafo que resume o filme em apenas uma frase. Grudar músicas indie, preparar imagens fantásticas no computador e embrulhar como um presente até que soa bonito. No fim, o filme, A Vida Secreta de Walter Mitty tem seus momentos e até diverte, no entanto ainda é pouco. E Ben Stiller achou que poderia ganhar um Oscar, porém parece que só passou de mais uma aventura de mentirinha na cabeça de Walter Mitty.