Sempre quando saem as listas de indicações ao Oscar, é comum associar os favoritos com o número de indicações. Mas, em se tratando do Prêmio da Academia, nem sempre o número de indicações se traduz em vitórias.
Em outros anos, várias dessas apostas aconteceram. E em muitos casos, foram muitas indicações e zero Oscar. Os recordistas são A Cor Púrpura (1985) e Momento de Decisão (1977), ambos com 11 indicações, todas sem sucesso. Há filmes adorados pelo público também, como Um Sonho de Liberdade (7 indicações), O Sexto Sentido (6 nomeações) e O Lobo de Wall Street (indicado a 5 Oscar), contudo não premiados.
O Clube Cinema separou uma lista com 50 filmes que foram indicações para 5 ou mais estatuetas, mas acabaram a noite de premiação sem nenhum para contar história.
A Cor Púrpura (The Color Purple, 1985) de Steven Spielberg
> 11 indicações: melhor filme, atriz (Whoopi Goldberg), atrizes coadjuvantes (duas: Margaret Avery e Oprah Winfrey), roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, direção de arte & cenários, maquiagem, figurino e canção original (“Miss Celie’s Blues (Sister)”);
Momento de Decisão (The Turning Point, 1977) de Herbet Ross
> 11 indicações: melhor filme, diretor, atrizes (duas: Anne Brancroft e Shirley MacLaine), ator coadjuvante (Mikhail Baryshnikov), atriz coadjuvante (Leslie Browne), roteiro original, fotografia, direção de arte & cenários, som e montagem;
Trapaça (American Hustle, 2013) de David O. Russell
> 10 indicações: melhor filme, diretor, ator (Christian Bale), atriz (Amy Adams), ator coadjuvante (Bradley Cooper), atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), roteiro original, montagem, figurino e desenho de produção;
Bravura Indômita (True Grit, 2010) de Joel e Ethan Coen
> 10 indicações: melhor filme, direção, ator (Jeff Bridges), atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld), roteiro adaptado, fotografia, desenho de produção, figurino, edição de som e efeitos sonoros;
Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2002) de Martin Scorsese
> 10 indicações: melhor filme, diretor, ator (Daniel Day-Lewis), roteiro original, montagem, fotografia, figurino, direção de arte & cenários, som e canção original (“The Hands That Built America”);
A Caldeira do Diabo (Peyton Place, 1957) de Mark Robson
> 9 indicações: melhor filme, diretor, atriz (Lana Turner), atores coadjuvantes (dois: Arthur Kennedy e Russ Tamblyn), atrizes coadjuvantes (duas: Hope Lange e Diane Varsi), roteiro adaptado e fotografia;
Pérfida (The Little Foxes, 1941) de William Wyler
> 9 indicações: melhor filme, diretor, atriz (Bette Davis), atrizes coadjuvantes (duas: Patricia Collinge e Teresa Wright), roteiro adaptado, montagem, trilha sonora dramática e direção de arte & cenários;
Vestígios do Dia (The Remains of the Day, 1994) de James Ivory
> 8 indicações: melhor filme, diretor, ator (Anthony Hopkins), atriz (Emma Thompson), roteiro adaptado, direção de arte & cenários e figurino;
O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980) de David Lynch
> 8 indicações: melhor filme, direção, ator (John Hurt), roteiro adaptado, montagem, direção de arte & cenários, figurino e trilha sonora;
O Canhoneiro de Yang-Tsé (The Sand Pebbles, 1966) de Robert Wise
> 8 indicações: melhor filme, ator (Steve McQueen), ator coadjuvante (Mako), montagem, fotografia (cor), direção de arte & cenários (cor), som e trilha sonora;
Uma Cruz à Beira do Abismo (The Nun’s Story, 1959) de Fred Zinnemann
> 8 indicações: melhor filme, ator (Walter Pidgeon), atriz (Greer Garson), fotografia P&B, direção de arte P&B, som e trilha sonora;
Quo Vadis (Quo Vadis?, 1951) de Mervyn LeRoy, Anthony Mann
> 8 indicações: melhor filme, atores coadjuvantes (dois: Peter Ustinov e Leo Genn), montagem, fotografia (cor), direção de arte & cenários (cor), figurino (cor) e trilha sonora;
Perdido em Marte (The Martian, 2015) de Ridley Scott
> 7 indicações: melhor filme, ator (Matt Damon), roteiro adaptado, desenho de produção, efeitos especiais, edição de som e efeitos sonoros;
Seabiscuit: Alma de Herói (Seabiscuit, 2003) de Gary Ross
> 7 indicações: melhor filme, roteiro adaptado, fotografia, montagem, direção de arte & cenários, figurino e edição de som;
O Informante (The Insider, 1999) de Michael Mann
> 7 indicações: melhor filme, diretor, ator (Russell Crowe), roteiro adaptado, montagem, fotografia e som;
Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, 1998) de Terrence Malick
> 7 indicações: melhor filme, diretor, roteiro adaptado, montagem, fotografia, som e trilha sonora (drama);
Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) de Frank Darabont
> 7 indicações: melhor filme, ator (Morgan Freeman), roteiro adaptado, fotografia, montagem, som e trilha sonora;
Em Nome do Pai (In the Name of the Father, 1993) de Jim Sheridan
> 7 indicações: melhor filme, direção, ator (Daniel Day-Lewis), ator coadjuvante (Pete Postlethwaite), atriz coadjuvante (Emma Thompson), roteiro adaptado e montagem;
O Príncipe das Marés (The Prince of Tides, 1991) de Barbra Streisand
> 7 indicações: melhor filme, ator (Nick Nolte), atriz coadjuvante (Kate Nelligan), roteiro adaptado, fotografia, direção de arte & cenários e trilha sonora;
O Poderoso Chefão – Parte III (The Godfather – Part III, 1990) de Francis Ford Coppola
> 7 indicações: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Andy Garcia), montagem, fotografia, direção de arte & cenários e canção original (“Promise Me You’ll Remember”);
Nos Bastidores da Notícias (Broadcast News, 1987) de James L. Brooks
> 7 indicações: melhor filme, ator (William Hurt), atriz (Holly Hunter), ator coadjuvante (Albert Brooks), roteiro original, montagem e fotografia;
O Grande Motim (Mutiny on the Bounty, 1962) de Lewis Milestone, Carol Reed
> 7 indicações: melhor filme, montagem, canção original (“Love Song from Mutiny on the Bounty (Follow Me)”), fotografia (cor), direção de arte & cenários (cor), efeitos especiais e trilha sonora;
Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder, 1959) de Otto Preminger
> 7 indicações: melhor filme, ator (James Stewart), atores coadjuvantes (dois: Arthur O’Connell e George C. Scott), roteiro adaptado, montagem e fotografia P&B;
A Nave da Revolta (The Caine Mutiny, 1954) de Edward Dmytryk
7 indicações: melhor filme, diretor, ator (Humphrey Bogart), ator coadjuvante (Tom Tully), roteiro adaptado, som, montagem e trilha sonora;
Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944) de Billy Wilder
> 7 indicações: melhor filme, diretor, atriz (Barbara Stanwyck), história original, fotografia (P&B), som e trilha sonora;
Madame Curie (Idem, 1943) de Mervyn LeRoy, Albert Lewin
> 7 indicações: melhor filme, ator (Walter Pidgeon), atriz (Greer Garson), fotografia P&B, direção de arte P&B, trilha sonora e som;
Na Noite do Passado (Random Harvest, 1942) de Mervyn LeRoy
> 7 indicações: melhor filme, diretor, ator (Ronald Colman), atriz coadjuvante (Susan Peters), roteiro adaptado, trilha sonora e direção de arte P&B;
E A Vida Continua (The Talk of the Town, 1942) de George Stevens
> 7 indicações: melhor filme, roteiro, história original, montagem, fotografia P&B, trilha sonora e direção de arte P&B;
A Carta (The Letter, 1940) de William Wyler
> 7 indicações: melhor filme, diretor, atriz (Bette Davis), ator coadjuvante (James Stephenson), montagem, fotografia P&B e trilha sonora;
Capitão Phillips (Captain Phillips, 2013) de Paul Greengrass
> 6 indicações: melhor filme, ator coadjuvante (Barkhad Abdi), roteiro adaptado, montagem, efeitos de som e som;
Nebraska (Idem, 2013) de Alexander Payne
> 6 indicações: melhor filme, diretor, roteiro original, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (Juno Squib) e fotografia;
Cavalo de Guerra (War Horse, 2011) de Steven Spielberg
> 6 indicações: melhor filme, fotografia, trilha sonora, direção de are & cenários, efeitos de som e som;
O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011) de Bennett MIller
> 6 indicações: melhor filme, ator (Brad Pitt), ator coadjuvante (Jonah Hill), roteiro adaptado, montagem e efeitos de som;
Amor Sem Escalas (Up in the Air, 2009) de Jason Reitman
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator (George Clooney), atrizes coadjuvantes (duas: Vera Farmiga e Anna Kendrick) e roteiro adaptado;
Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck, 2005) de George Clooney
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator (David Strathairn), roteiro original, fotografia e direção de are & cenários;
O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) de M. Night Shyamalan
> 6 indicações: melhor filme, direção, ator coadjuvante (Haley Joel Osment), atriz coadjuvante (Toni Collete), roteiro original e montagem;
Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987) de Adrian Lyne
> 6 indicações: melhor filme, diretor, atriz (Glen Close), atriz coadjuvante (Anne Archer), roteiro adaptado e montagem;
Lenny (Idem, 1974) de Bob Fosse
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator (Dustin Hoffman), atriz (Valerie Perrine), roteiro adaptado e fotografia;
Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof, 1958) de Richard Brooks
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator (Paul Newman), atriz (Elizabeth Taylor), roteiro adaptado e fotografia (colorida);
A Mulher do Século (Auntie Mame, 1958) de Morton DaCosta
> 6 indicações: melhor filme, atriz (Rosalind Russell), atriz coadjuvante (Peggy Cass), montagem, fotografia (colorida) e direção de arte;
Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, 1957) de Billy Wilder
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator (Charles Laughton), atriz coadjuvante (Elsa Lanchester), montagem e som;
Sublime Tentação (Friendly Persuasion, 1956) de William Wyler
> 6 indicações: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Anthony Perkins), roteiro adaptado, som, canção original (“Friendly Persuasion (Thee I Love)”);
A Porta de Ouro (Hold Back the Dawn, 1941) de Mitchell Leisen
> 6 indicações: melhor filme, atriz (Olivia de Havilland), roteiro, trilha sonora dramática, fotografia P&B e direção de arte P&B;
A Longa Viagem de Volta (The Long Voyage Home, 1940) de John Ford
> 6 indicações: melhor filme, roteiro, fotografia P&B, montagem, efeitos especiais e trilha sonora;
Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940) de Alfred Hitchcock
> 6 indicações: melhor filme, ator coadjuvante (Albert Bassermann), história original, efeitos especiais, fotografia P&B e direção de arte P&B;
Nossa Cidade (Our Town, 1940) de Sam Wood
> 6 indicações: melhor filme, atriz (Martha Scott), som, direção de arte P&B, melhor música, trilha sonora original;
Duas Vidas (Love Affair, 1939) de Leo McCarey
> 6 indicações: melhor filme, atriz (Irene Dunne), atriz coadjuvante (Maria Ouspenskaya), história original, direção de arte e canção original (“Wishing”);
Alvorada do Amor (The Love Parade, 1929) de Ernst Lubitsch
6 indicações: melhor filme, diretor, ator (Maurice Chevalier), fotografia, direção de arte e som;
O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013) de Martin Scorsese
> 5 indicações: melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Jonah Hill) e roteiro adaptado;
A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946) de Frank Capra
> 5 indicações: melhor filme, diretor, ator (James Stewart), montagem e som;