[tribuna-veja-tambem id=”7371″ align=”alignleft”]Que tal aproveitar o final de semana para curtir filmes que se passam em hotéis? O Tribuna do Ceará preparou uma seleção de filmes com locações marcantes em quartos, corredores ou em hotéis em si. A brincadeira fica melhor ao saber que você nem precisa viajar ou sair de casa para se “hospedar” em hotéis de cinema. Basta escolher o filme, chamar os amigos, fazer a pipoca, faça o check-in no sofá de casa, aperte o play e divirta-se, sem sair de casa.
Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959) de Billy Wilder
Quando dois músicos (Tony Curtis e Jack Lemmon) testemunham um crime da máfia na Chicago de 1929, eles se disfarçam de mulheres e fogem de trem. Lá, fazem uma amizade com uma banda feminina, que estão à caminho de um hotel de veraneio para uma sperie de apresentações.
O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy, 1960) de Jerry Lewis
Tudo pode dar errado – e dá – quando Stanley (Jerry Lewis), um mensageiro mudo e atrapalhado passa a trabalhar no sofisticado Hotel Fontainebleau, em Miami Beach, na Flórida. Hóspedes podem chegar e partir, mas Stanley está de serviço dia após dia no elegante resort, experimentando toda sorte de catástrofes, incluindo embates com hóspedes de topless, chaves trocadas e telefonemas invertidos.
O Iluminado (The Shining, 1981) de Stanley Kubrick
Jack Nicholson é um homem contratado como caseiro de um hotel entre as montanhas e que fica isolado no inverno. Muda-se para lá com a mulher e o filho, mas pouco a pouco, ele começa a enlouquecer e ver os antigos fantasmas que morreram no hotel. Seu filho, contudo é tido como um iluminado, e talvez tenha culpa nos acontecimentos paranormais entre os corredores do hotel, tanto do passado, quanto do futuro.
Férias do Barulho (Private Resort, 1987) de George Bowers
Em busca de curtição, os amigos Jack (Johnny Depp) e Ben (Rob Morrow) embarcam numa viagem rumo à um hotel de luxo na Flórida. Eles esperam encontrar belas mulheres e muita farra, mas acabam se envolvendo com um perigoso ladrão (Hector Elizondo), que passa a perseguí-los. Enquanto tentam se livrar de confusão, eles acabam passando por situações cômicas.
Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991) dos Irmãos Coen
Na Nova York de 1941, Barton Fink (John Turturro) é o dramaturgo do momento, com Broadway e imprensa aos seus pés. Como conseqüência vai à Hollywood para escrever um roteiro para um filme B. Para se concentrar no roetiro, se hospeda em Los Angeles no Earle, um hotel de quinta, com o objetivo de Fink é ficar longe de tudo. Trancafiaco ao quarto com um papel de parede que parece ganhar vida, é atingido por um bloqueio de escritor. Charlie Meadows (John Goodman), seu vizinho, um amigável vendedor de seguros, tenta ajudá-lo mas diversos acontecimentos bizarros aliados a um calor infernal, que deixam Barton totalmente desesperado e à beira de um ataque de nervos.
Grande Hotel (Four Rooms, 1995) de Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Allison Anders e Alexandre Rockwell
Filme episódico que se passa em um tradicional e decadente hotel de Hollywood, onde quatro histórias se passam nos seus quartos na véspera do ano novo. em comum elas têm apenas o mensageiro – Tim Roth. No elenco, uma grande miscelância de talentos: Bruce Willis, Antonio Banderas, Madonna, Salma Hayek, Marisa Tomei, Jennifer Beals, Valeria Golino e Lili Taylor.
Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987) de Emile Ardolino
Família tradicional americana passa o verão de 1963 em um resort. No local, a filha caçula, Baby (Jennifer Grey) se envolve com o instrutor de dança, Johnny Castle (Patrick Swayze). Uma trilha sonora inesquecível, um filme que marcou época e um romance irresistível entre a menina (inicialmente) sem graça e o conquistador do salão.
Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990) de Garry Marshall
Uma prostituta de Hollywood (Julia Roberts) é levada por um milionário homem de negócios (Richard Gere) para uma semana de compromissos sociais e prazer. Durante sua estada no hotel ela se transforma em uma mulher sofisticada e eles se apaixonam na clássica história do príncipe encantado, recontada de forma moderna.
Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York , 1992) de Chris Columbus
Kevin McCallister (Macaulay Culkin) se vê novamente sozinho, após uma confusão no aeroporto fazer com que ele ao invés de embarcar com a família para a Flórida partisse sozinho para Nova York. Mas como tinha o cartão de crédito do pai (John Heard), ele se hospeda no melhor hotel da cidade, mas também encontra os dois ladrões que tinha enfrentado no passado e que agora planejam se vingar dele.
Hotel de um Milhão de Dólares (The Million Dollar Hotel, 2000) de Wim Wenders
O filho de um bilionário morre num hotel decadente e um agente federal (Mel Gibson) chega para virar do avesso as vidas dos hóspedes, no intuito de descobrir se a morte foi suicídio ou assassinato.
Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003) de Sofia Coppola
Dois solitários se encontram confinados e abandonados em um hotel de Tóquio: Bob (Bill Murray), um ator que está no Japão para filmar uma propaganda, e Charlotte (Scarlett Johansson), mulher de um fotógrafo (Giovanni Ribisi) sempre ausente. Uma amizade não custa a acontecer.
Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, 2004) de Terry George
Baseado na história real. Durante o conflito étnico ocorrido em Ruanda em 1994, que matou mais de 1 milhão de pessoas, o gerente de um hotel de luxo (Don Cheadle), consegue abrigar e salvar 1.200 pessoas dentro do hotel.
Bobby (Bobby, 2006) de Emilio Estevez
O candidato à presidência Robert F. Kennedy (Dave Fraunces) está prestes a discursar no Ambassador Hotel, em Los Angeles, no dia 4 de junho de 1968. No local se encontram vários personagens (interpretados por Anthony Hopkins, Harry Belafonte, William H. Macy, Sharon Stone, Heather Graham, Christian Slater, Laurence Fishburne, Demi Moore, Emilio Estevez, Lindsay Lohan, Martin Sheen, Helen Hunt e Shia LaBeouf), com suas histórias interligadas. No decorrer do dia todos levam suas vidas normalmente, enfrentando os problemas do cotidiano, esperando que à noite todos se encontrem para ouvir o discurso a ser proferido por Kennedy. Até que ocorre um assassinato que chocaria a América.
1408 (1408, 2007) de Mikael Hasftrom
Mike Enslin (John Cusack) é um escritor de livros de suspense. Ele procura sempre estar em lugares vendidos como mal-assombrados, para escrever sobre seus medos e possíveis paranormalidades. Ao receber a dica que o quarto 1408 já causou 56 mortes, Michael decide passar a noite lá, mesmo depois do pedido contrário de Gerald Olin (Samuel L. Jackson), gerente do Hotel Dolphin.
Ressaca de Amor (Forgetting Sarah Marshall, 2008) de Nicholas Stoller
Com intuito de esquecer a ex namorada famosa (Kristen Bell), o compositor Peter (Jason Segel) viaja para o Havaí. Porém descobre que sua antiga paixão, está hospedada no mesmo hotel com seu novo namorado (Russell Brand), um astro de rock. Para tentar super essa confusão, ele contará com a simpatia da atendente do resort (Mila Kunis) em que está hospedado.
Encontro de Casais (Couples Retreat, 2009) de Peter Billingsley
Como última tentativa de salvar o casamento, um casal (Jason Bateman e Kristen Bell) resolve fazer uma viagem para participar de uma terapia de casais chamada “Eden”. Para conseguir um desconto, eles incentivam seus amigos (Vince Vaughn e Malin Akerman; Jon Favreau e Kristin Davis; Faizon Love e Kali Hawk) para que também viajem. Eles são alojados na parte oeste da ilha e Joey logo descobre que na parte leste há um resort de solteiros, proibido para casais. Decididos a aproveitar os benefícios locais, todos resolvem permanecer e fazer a tal terapia.
Um Lugar Qualquer (Somewhere, 2010) de Sofia Coppola
O quarto 59 do Chateau Marmont Hotel é a moradia temporária do protagonista, o ator em crise Johnny Marco (Stephen Dorff), que reexamina sua vida enquanto recebe com frequência a visita de sua filha (Elle Fanning), strippers, amigos, namoradas e colegas de trabalho.
O Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Hotel Marigold, 2011) de John Madden
Uma doce e sincera dramédia, que conta a história de um grupo de aposentados ingleses (incluindo Maggie Smith, Judi Dench, Bill Nighy e Tom Wilkinson) que decidem se mudar para um hotel resort na Índia, sem saber que o mesmo é pura decadência. Administrado por um jovem movido a sonhos e paixão (Dev Patel), os recentes hóspedes encontram na situação um caminho para um recomeço de uma forma não programada.
Hotel Transilvânia (Hotel Transylvania, 2012) de Genndy Tartakovsky
Num fim-de-semana especial, Drácula convida alguns dos monstros mais famosos do Mundo – Frankenstein e a sua mulher, a Múmia, o Homem-Invisivel, uma família de lobisomens e muito mais – para celebrar o 118º aniversário da sua filha Mavis. Para o Conde Drácula, receber todos estes legendários monstros não é problema – mas o seu mundo pode desabar quando um jovem comum aparece no Hotel e se apaixona por Mavis.
O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014) de Wes Anderson
O longa conta as aventuras de Gustave H (, o lendário concierge em um famoso hotel europeu entre o período entre guerras, e Zero Moustafa, o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo. A trama envolve o roubo e o resgate de uma obra inestimável do Renascimento e a batalha por uma enorme herança de família – tudo isso nos bastidores da dramática e repentina mudança de um continente.