Os 12 melhores filmes sobre uma missão no espaço:
Menção Honrosa:
Da Terra à Lua (From the Earth to the Moon, 1998) de Steven Spielberg e Tom Hanks
Sim, eu sei, não é um filme, mas uma mini-série de TV. Por isso entra como ‘menção honrosa’ na lista. Em 12 episódios, as missões tripuladas do programa espacial Apollo, da Nasa, são dramatizados, com a apresentação de Tom Hanks. Produto sensacional, venceu o Globo de Ouro de melhor mini-série de TV (1999) e três Emmys, incluindo melhor mini-série e melhor elenco.
[tribuna-saiba-mais id=”6149″ align=”aligncenter”]
Os piores filmes em missões do espaço:
As Aventuras de Pluto Nash (Pluto Nash, 2002) de Ron Underwood
Comédia de ficção que se passa em 2087. Pluto Nash (Eddie Murphy) é dono de uma casa noturna na Lua. Ele se mete em encrenca quando um grupo de mafiosos se oferece para comprar o local, como parte do plano do misterioso para dominar a Lua. Entre uma voltinha numa nava espacial e outra, a missão de Pluto é de mandar a máfia para outro espaço. Merecidamente é um dos maiores fracassos de todos os tempos.
Apollo 18 – A Missão Proibida (Apollo 18, 2011) de Gonzalo López-Gallego
Décadas após a missão Apollo 18 ser abandonada pela Nasa, é descoberto filmagens das atividades em que dois astronautas americanos foram enviados em uma expedição secreta e revela a razão por que os EUA nunca voltaram à Lua. Tentou pegar a onda dos found-footage (filme encontrado), no estilo de Atividade Paranormal, com uma mistura de ficção e terror, mas sem sucesso.
SpaceCamp – Uma Aventura no Espaço (ScapeCamp, 1986) de Harry Winer
Com ares de aventura cômica, a fita mostra uma astronauta que é escalada para treinar um grupo de estudantes num curso de férias organizado pela Nasa. No entanto, acidentalmente, o ônibus espacial é lançado ao espaço, e agora enfrentarão grandes desafios para tentar retornar à Terra.
Enigma do Espaço (The Astronaut´s Wife, 1999) de Rand Ravich
Durante uma missão espacial, os astronautas Spencer (Johnny Depp) e Alex (Nick Cassavetes) perdem contanto com a base por dois minutos. Ao retornam à Terra são recebidos como heróis. Mas Streck foi afetado pelo acontecimento e morre de um ataque misterioso, e em seguida sua mulher se suicida. Já com Spencer e sua esposa Jillian (Charlize Theron) tudo parece perfeito, mas depois que ela descobre que está grávida, e a suspeita é que carrega um extraterrestre. Ficção e suspense chocha e com Charlize Theron e Johnny Depp desperdiçados numa trama de resolução tola.
A Experiência 2 – A Mutação (Species II, 1998) de Peter Medak
Um astronauta é infectado com DNA alienígena durante a primeira missão em Marte e vira um hospedeiro e o leva até à Terra. Para encontrá-lo, um grupo de cientistas trazem de volta uma nova versão da Experiência “Sil” (Natasha Henstridge). Se o primeiro é apenas ok, o que dizer de uma continuação caça-níquel sem sentido?