[tribuna-veja-tambem id=”7440″ align=”alignleft”]EUA – Consumismo
Clube da Luta (Fight Club, 1999) de David Fincher
Frequentador de grupos de auto-ajuda e sofredor de insônia (Edward Norton), conhece um vendedor de sabonete (Brad Pitt), que juntos criam o Clube da Luta. O objetivo inicial é canalizar a agressão primitiva masculina como uma forma de terapia. Formam-se diversos clandestinos, até que uma mulher sensual e excêntrica (Helena Bonham Carter) desencadeia uma situação fora de controle. O caos é possível em forma de crítica à sociedade de consumo americano.
EUA – Direitos humanos
Selma: Uma Luta Pela Igualdade (Selma, 2014) de Ava DuVerney
Parte da vida do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo) é recontada, ao focar a trama nas históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Indicado ao Oscar de melhor filme, venceu como melhor canção original.
França – Revolução Francesa
Danton: O Processo da Revolução (Danton, 1982) de Andrzej Wajda
Após a Revolução Francesa, a França vive uma nova onda de terror. Danton, um dos líderes da revolução, enfrenta o governo na tentativa de mudar a situação. Confiando no apoio popular, ele entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, mas acaba sendo levado a julgamento.
Inglaterra – Regime totalitário
V de Vingança (V for Vendetta, 2005) – Direção: James McTeigue
Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.
Índia X Inglaterra
Gandhi (Idem, 1982) de Richard Attenborough
Filme biográfico, sobre Gandhi, um homem que foi expulso da primeira classe de um trem ainda bem jovem. Esse humilhação, marcou sua vida e deu força para ele se tornasse advogado, e um idealista. Liderou inúmeros protestos pacíficos, para libertar a Índia da situação de colônia inglesa explorada. Com greves de fome, traiu a atenção primeiramente do povo indiano e mais tarde do mundo, que lhe deu a condição de um líder espiritual.
Escócia X Inglaterra
Coração Valente (Braveheart, 1995) de Mel Gibson
No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas. Vencedor de cinco Oscar, incluindo melhor filme e diretor.
Alemanha – Revolução “educacional”
Edukators – Os Edukadores (Die fetten Jahre sind vorbei, 2004) de Hans Weingartner
Três jovens idealistas realizam protestos pacíficos, invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Numa de suas ações um deles esquece um celular, o que faz com que tenham que retornar ao local no dia seguinte. Porém o que eles não contavam era em encontrar presente o dono da casa.
A Onda (Die Welle, 2008) de Dennis Gansel
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Irlanda – IRA
Em Nome do Pai (In the Name of the Father, 1993) de Jim Sheridan
Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlândes que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso. Filme indicado à sete Oscar, incluindo melhor filme.
Domingo Sangrento (Sunday Blood Sunday, 2002) de Paul Greengrass
O dia é 30 de janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil, com muitos atos de violência e terrorismo.
Portugal – Ditadura Fascista
Capitães de Abril (Idem, 1999) de Maria de Medeiros
Depois de quase 50 anos de Ditadura Fascista em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, “Grândola”. Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país. Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas avançaram, marchando sobre Lisboa. Em contraste com a trágica tentativa do ano anterior, a Revolução dos Cravos se desenrolou como uma grande aventura, em busca da paz e de lirismo.
Rússia – Revolução de 1917
O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, 1925) de Sergei Eisenstein
O filme retrata os acontecimentos que deram inicio a Revolução de 1917 na Rússia. Peguei a sinopse oficial que explica bem o que houve naquela ocasião. Tudo começou no navio de guerra Potemkin, quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada, com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam a comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados, Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande revolução.
Chile – Ditadura Militar
No (No, 2012) de Pablo Larraín
Uma campanha política baseada na confrontação de duas premissas antagônicas: o medo da volta ao passado, defendido pelo governo vigente, versus a esperança no futuro, mote da oposição. É o Chile de 1988, e os chilenos viveram uma das mais violentas ditaduras militares da América Latina por 15 anos, comandada pelo general Augusto Pinochet. Entretanto, acuado pela comunidade internacional, o regime propôs um plebiscito, confiante de que os bons resultados na economia seduziriam os eleitores, que iriam às urnas escolher entre o “SIM”, dando mais oito anos a Pinochet, e o “NÃO”, que ensejaria novas eleições para a escolha de um novo presidente.
Machuca (Machuca, 2004) de Andrés Wood
Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo chileno de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola, mas logo faz amizade com Gonzalo. História tem pano de fundo a queda da Ditadura Militar em 1973, no Chile.
Brasil – Ditadura militar
O Que É Isso, Companheiro? (idem, 1997) de Bruno Barreto
Indicado ao Oscar de filme estrangeiro, mostra parte da época da Ditadura Militar, focando num grupo que elabora um plano ousado de sequestrar o embaixador americano da época para trocar por um preso político que poderia morrer diante dos desmandos dos lideres da época. Entre os sequestradores, estão Fernando Gabeira e Dilma Rousseff.