Sentidos do Amor (Perfect Sense, 2011) de David Mackenzie
Susan (Eva Green) é uma estudiosa epidemiologista em crise com o amor. Ao conhecer o sedutor Michael (Ewan McGregor), um talentoso chefe de cozinha, tenta resistir, mas logo acaba rendendo-se. No entanto, enquanto a paixão do casal aumenta, uma misteriosa pandemia se espalha pelo mundo e os sentidos começam a sumir nos seres humanos.
Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008) de Fernando Meirelles
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge o mundo, onde as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
A Estrada (The Road, 2009) de John Hillcoat
Um evento cataclísmico atingiu a terra e a devastou por completo. Milhões de pessoas foram erradicadas por incêndios, inundações, a energia elétrica se acabou e outras morreram de fome e desespero. Um pai e seu filho resolvem partir em uma longa viagem pela América destruída, em uma jornada de sobrevivência, desde às condições adversas de temperatura até uma gangue de caçadores canibais.
Melancolia (Melancholia, 2011) de Lars Von Trier
Um planeta chamado Melancolia entra em rota de colisão com a Terra e nada pode ser feito para impedir o impacto. Diante disso, o diretor Lars Von Trier (de Anticristo) explora diferentes reações humanas: a aceitação, a negação, o medo, a fantasia. Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg lideram o elenco.
O Abrigo (Take Shelter, 2011) de Jeff Nichols
Uma família equilibrada, uma casa decente, as contas em dia. O pai (Michael Shannon) tem um emprego decente, a mãe é dedicada e a filha é deficiente auditiva, mas todos vivem em harmonia. Mas tudo pode mudar. Pelo menos é o que pensa o protagonista com seus pesadelos, visões apocalípticas e uma dúvida entre o que está por vir (ou não). Por isso ele decide construir o abrigo, do título, para proteger a si e a sua família e uma possível catástrofe natural.
4:44 – O Fim do Mundo (4:44 – Last Day on Earth, 2011) de Abel Ferrara
Em Nova York, num apartamento, Cisco (Willem Dafoe), um ator de meia idade, e Skye (Shanyn Leigh), uma jovem artista plástica, apaixonados, preparam-se para o fim do mundo, que tem dia e hora marcados, mas não um motivo especifico.
Filhos da Esperança (Children of Men, 2006) de Alfonso Cuarón
Terra, 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida.
Wall-E (Wall-E, 2008) de Andrew Stanton
A animação futurista dos estúdios Pixar mostrou uma Terra coberta pelo lixo e habitada apenas por robôs, como o simpático e apaixonado “Wall-E”. Os humanos passaram a viver em naves, onde tudo é automatizado e aparentemente perfeito – mas se tornaram obesos e preguiçosos, parecendo, agora, menos humanos que aqueles robôs.
Procura-se um amigo para o fim do mundo (Seeking a friend for the End of the World, 2011) de Lorene Scafaria
Um meteoro está em rota de colisão com a Terra, e a última missão humana enviada para desviá-lo falha em sua tentativa e em três semanas, o mundo vai acabar. Algumas pessoas aproveitam os últimos dias de vida para beberem e fazerem sexo sem compromisso; outras se rebelam pelas ruas e começam a destruir carros e comércios. Mas existe também Dodge (Steve Carell), um corretor solitário abandonado pela esposa, e Penny (Keira Knightley), sua vizinha triste, que nunca teve um amor satisfatório. Juntos, decidem percorrer o país para reencontrarem suas famílias e seus amores de juventude antes que seja tarde demais.
Delicatessen (Delicatessen, 1991) de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet
Em um futuro apocalíptico, homem chega a um estranho prédio, localizado em cima de um açougue, para procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, se apaixona pela filha do dono do estabelecimento, mas sua presença começa a incomodar a família da moça – que, na verdade, possui outros e estranhos planos para ele.
É o Fim (The Is the End, 2013) de Evan Goldberg e Seth Rogen
Nesta comédia sobre o fim do mundo, atores famosos interpretam a si mesmos enquanto enfrentam a destruição do planeta. Tudo começa com uma festa na casa de James Franco, o que faz com que o apocalipse lembre uma gigantesca ressaca coletiva. Estão no elenco Seth Rogen, Michael Cera, Emma Watson, Paul Rudd e até a cantora Rihanna.
Zumbilândia (Zombieland, 2009) de Ruben Fleischer
A população mundial foi dizimada devido a um vírus, variante do mal da vaca louca, que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Poucos são os humanos não infectados, entre eles Columbus (Jesse Eisenberg), um estudante da Univeridade do Texas, cheio de fobias. No caminho ele encontra Tallahassee (Woody Harrelson), que está indo para a Flórida com o objetivo de aniquilar o maior número possível de zumbis. Ao parar em uma mercearia, a dupla enfrenta três zumbis e encontra duas garotas, Wichita (Emma Stone) e sua irmã caçula Little Rock (Abigail Breslin). Só que Little Rock aparenta ter sido mordida por um zumbi, o que divide o grupo sobre o que fazer.
Heróis da Ressaca (The World’s End, 2013) de Edgar Right
Para Gary King (Simon Pegg) e Andy Knightley (Nick Frost) seria a noitada máxima: uma noite, cinco amigos, doze bares. Um desafio de bebedeira até Pub do Fim do Mundo, no qual somente os mais fortes sobrevivem. Mas o problema é que esta noite eles não apenas beber até o “mundo acabar”, mas sim vão ter que salvá-lo.
A Noite do Cometa (Night of the Comet, 1984) de Thom Eberhardt
Após a passagem de um cometa pela Terra, muitas pessoas morrem em decorrência da radiação, ressuscitando depois, como zumbis comedores de carne. Duas adolescentes que sobreviveram à radiação, terão que lutar contra os mortos-vivos. Comédia ligeira oitentista.
A Última Noite (The Last Night, 1998) de Don McKellar
O mundo irá acabar à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999. Seis horas antes, uma série de personagens decidem como irão passar os últimos momentos de suas vidas. Dramédia romântica independente que traz no elenco Don McKellar, Sandra Oh, Sarah Polley, David Cronenberg e Roberta Maxwell.