COMISSÃO DE FRENTE
Alô, alô, carnaval (1936) de Adhemar Gonzaga
Comédia musical com Carmem Miranda é uma colação de apresentações de cantores de rádio, incluindo grandes marchas de carnaval.
Banana da terra (1939) de Ruy Costa
Na fictícia ilha de Bananolândia, a rainha é aconselhada a vender as frutas ao Brasil. Na comédia há a sequência em que Carmem Miranda canta a clássica “O Que é Que a Baiana Tem?”.
Carnaval Atlântida (1952) de Carlos Manga e José Carlos Burle
Um professor de mitologia (Oscarito) é contratado por um produtor de cinema para fazer um filme sobre Helena de Tróia. Porém, dois malandros (Grande Othelo e Colé) querem transformar a aventura épica numa comédia de carnaval.
ALEGORIAS E ADEREÇOS
007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker, 1979) de Lewis Gilbert
James Bond em pleno carnaval brasileiro? Sim, o agente 007 (Roger Moore) chega ao Rio durante a festa, com direito a ação em meio até às alegorias. Outra cena icônica é a do capanga do vilão, Jaws (Richard Kiel) corta o cabo de aço do bondinho do Pão de Açúcar no dente.
Orfeu (1999) de Carlos Diegues e Orfeu de Carnaval (1959) de Marcel Camus
Transpõe para os morros cariocas durante o período de Carnaval, o mito grego de Orfeu (Toni Garrido/Breno Mello) e Eurídice (Patrícia França/Marpessa Dawn), uma trágica e bela história de amor.
Rio (Rio, 2011) de Carlos Saldanha
Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos EUA e foi criada por Linda. Um dia, Túlio entra na vida de ambos, pois Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva (Jade) que está no Rio de Janeiro. Quando o casal de araras é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles unem forças para escapar e acabam no meio de um desfile de carnaval.
HARMONIA (E MUITO MAIS)
Trinta (2014) de Paulo Machline
Cinebiografia que conta a história do carnavalesco Joãosinho Trinta (Matheus Nachtergaele), desde sua vinda do Maranhão, até seu auge no carnaval do Rio de Janeiro. O drama mostra também suas apresentações de balé, a ida para o Salgueiro, e seu inovador desfile “O Rei da França na Ilha da Assombração”.
Orquídea Selvagem (Wild Orchid, 1989) de Zalman King
Filme americano que trouxe ao Brasil Mickey Rourke, Jacqueline Bisset e Carré Otis, com cenas gravadas no Rio de Janeiro e Salvador. A trama sexy conta a história de uma advogada que se encanta por um milionário que conhece no Rio de Janeiro durante o carnaval.
ALA DAS BAIANAS (E DOS BAIANOS)
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) de Bruno Barreto
Durante o carnaval de rua na Bahia, o malandro e mulherengo Vadinho (José Wilker) morre vestido de baiana. Sua viúva, Dona Flor (Sônia Braga), se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico centrado, e após algum tempo passa a receber a alma do ex-marido, sempre nu, em busca de diversão. Baseado na obra de Jorge Amado.
Ó Paí, Ó (2007) de Monique Gardenberg
No último dia de carnaval de Salvador, acompanhamos a vida agitada dos moradores e vizinhos de um cortiço no coração do Pelourinho. A vida de Roque (Lázaro Ramos) pode tomar novos rumos, com o possível sucesso de sua música no carnaval, com uma jogada feita com o maluco Boca (Wagner Moura) ou ainda com uma nova paixão com Rosa (Emanuelle Araújo). Seu Jerônimo (Stênio Garcia) procura dar um jeito na marginalidade fazendo um acordo informal com um policial das redondezas, Psilene (Dirá Paes) chega do exterior cheia de segredos, Reginaldo (Érico Brás) tenta fugir da marcação da mulher e Dona Joana (Luciana Souza) a dona do cortiço, procura criar seus filhos com rédeas curtas.
Odiquê? (2004) de Felipe Joffily
Três amigos cariocas fazem de tudo para conseguir grana e passar o carnaval em Arraial d’Ajuda, no interior da Bahia. Sem sucesso em suas empreitadas, resolvem pedir ajuda a um colega rico, que os envolve em um plano/crime de roubo e sequestro de um traficante.
FREVO
VIPs (2010) de Toniko Melo
Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, Marcelo (Wagner Moura) aplica seguidos golpes ao assumir a identidade dos outros. Uma dos mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife. Inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.
Bônus: Série de TV
Filhos do Carnaval (2006~2007) de Cao Hamburger e Elena Soarez
Produzida pelo canal pago HBO e pela produtora O2 (de Cidade de Deus), conta a história da família de Anésio Gebara, proprietário de uma escola de samba e banqueiro do jogo do bicho na cidade do Rio de Janeiro. Na trama há corrupção e a lavagem de dinheiro em meio ao carnaval, temperado com sexo, violência, drama e fé dos personagens.