Hércules é o nome em latim dado pelos antigos romanos que virou herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. O mito da incrível força de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, exaltada nos contos que até hoje são populares por todo o mundo. E o cinema incorporou e muito a lenda do semi-Deus.
Aproveitando o lançamento em DVD, Blu-ray e cópia digital do novo Hércules (via Paramount), com o astro Dwayne “The Rock” Johnson, o Tribuna do Ceará listou 11 obras tendo o personagem como protagonista.
O lançamento
Hércules (Hercules, 2014) de Brett Ratner
Esqueça deuses, semideuses e monstros mitológicos. O novo Hércules (2014) deixa de lado a fantasia e foca na aventura leve. Baseado na minissérie em quadrinhos “Hércules: Guerras Trácias” de Steve Moore, possui até tem ritmo e bastante ação, mas não chega a empolgar.
A trama é um festival de barbas, cabelos postiços, sandálias e areia em meio à batalhas, conspiração, guerra, muita pancadaria e pilhas de corpos (com nenhuma brutalidade e ouso tímido do sangue). No elenco John Hurt, Ian McShane, Rufus Sewell, Joseph Fiennes e Dwayne “The Rock” Johnson (Sem Dor, Sem Ganho, 2013) como o protagonista com gosto pela força bruta.
O roteiro acerta em desmistificar a mágica história do semideus e ainda coloca em duvida se ele é mesmo filho de Zeus. Algo aparentemente já plantado para uma possível continuação da aventura. Mas erra em apresentar Hércules como um mercenário e repentinamente o faz criar consciência de herói. E assim se faz justiça com os próprios músculos.
A narrativa brinca com os feitos narrados, mas faz uma troca de narrador tentando ser engraçado, sem necessidade. No fim é uma aventura meia-boca ao estilo “sessão da tarde”. De frases feitas e com uma impressionante contagem de corpos ao longo pouco mais de uma hora e meia, é um filme fácil de assistir. E de esquecer também. Diversão sem compromisso.
Outros Hércules do cinema