Um dos melhores filmes de 2014, ‘Garota Exemplar’ chega em DVD e Blu-ray

Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) de David Fincher

O filme: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) completamente desesperado. Ele começa a agir de forma descontrolada, abusando de mentiras, e assim se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que realmente aconteceu com Amy.

Porque assistir: Um dos melhores filmes de 2014, é uma obra baseada no livro de Gilliam Flynn e adaptado pela própria autora.

Com um roteiro perturbador, a trama pulsa a cada nova descoberta. Um filme policial com uma pegada de mistério, com uma atuação precisa de Ben Affleck. Perfeito para o papel, é o tipo de galã que é limitado, mas tem um misto de beleza, inocência e desfaçatez necessária para ser Nick Dunne.

O elenco de apoio também se destaca. Neil Patrick Harris (Os Smurfs 1 e 2) é o antigo namorado ricaço; Tyler Perry o advogado de defesa do marido desesperado; Carrie Coon a preocupada irmã gêmea; Kim Dickens (Um Sonho Possível) é a principal investigadora; e Patrick Fugit (Quase Famosos) é seu parceiro policial.

Melhores momentos: a sequência da revelação do paradeiro/destino de Amy Dunne é incrível, assim como as ações escolhidas para dar sequência às mudanças de planos. Cruel e desnorteador. E contar demais pode estragar qualquer passo de surpresa do filme.

Pontos fracos: talvez, acredito que talvez, a duração do longa, que poderia ter uns 10 minutos a menos.

Na prateleira da sua casa: do mesmo diretor dos indicados ao Oscar A Rede Social (2010) e O Curioso Caso de Benjamim Button (2008), e dos incríveis Milliennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011), Clube da Luta (1999) e Se7en – Os Sete Crimes Capitais (1995), a fita é tão somente um filme intrigante. E que traz na interpretação de sua protagonista, Rosamund Pike (indicada ao Oscar de melhor atriz), o supra-sumo da psico-inteligência.

Assustador. E para aplaudir de pé.