Tudo por um Sonho (Chasing Mavericks)

tudo por um sonho
Tudo por um Sonho (FOTO: Califórnia Filmes/divulgação)

 

Tudo por um Sonho (Chasing Mavericks, 2012) de Michael Apted e Curtis Hanson

O filme: quando o jovem surfista Jay Moriarty (Jonny Weston) descobre que as míticas Mavericks (uma das maiores ondas do planeta) existem e quebram a poucos quilômetros de sua casa, ele pede a ajuda da lenda local Frosty (Gerard Butler) treiná-lo para sobreviver.

Porque assistir: baseado na bela história real do surfista Jay Moriarty, as cenas de surf impressionam e a trama paralela familiar que move Gerard Butler, emociona. O romance entre Moriarty e sua amiga de infância Kim também funciona.

Na direção dois veteranos com ótimos currículos. Michael Apted, diretor de Nas Montanhas dos Gorilas (1988) e Nell (1994), ambos indicados ao Globo de Ouro de melhor filme – drama. Curtis Hanson, indicado ao Oscar de melhor filme e direção por Los Angeles – Cidade Proibida (1997), venceu a estatueta de melhor roteiro adaptado. Dirigiu também 8 Mile – Rua das Ilusões (2002) e Garotos Incríveis (2000).

Melhores momentos: especialmente dois momentos. Primeiro quando Frosty encara as Mavericks, observado com admiração por Moriarty. Depois o momento decisivo de Moriarty vs. as ondas gigantes.

Pontos fracos: mamãe Moriarty (Elizabeth Shue) num papel meio apelativo, meio estereotipado de bebum em busca de um rumo.

Na prateleira da sua casa: a biografia de Jay Moriarty é um drama que vai além de um desafio pessoal, mas fala também de problemas familiares e o amor necessário para que a roda continue girando. E o final…

 

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   7