Telecine Cult exibe ‘Especial Festival do Rio’; destaque para o argentino “O Clã”

Em outubro, mês do Festival do Rio, o Telecine Cult exibe, sempre aos sábados na faixa das 22h, filmes que foram apresentados em edições anteriores da competição.

A programação começa no dia 1º, com Cinco Graças, dirigido por Deniz Ergüven. O drama se passa na Turquia e conta a história de cinco irmãs que, por seu comportamento libertário em uma sociedade extremamente conservadora, são aprisionadas dentro de casa. Obrigadas a se especializar em serviços domésticos e a se casar com maridos arranjados, as moças farão de tudo para recuperar sua liberdade. Além de concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro este ano, a produção foi exibida na mostra Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2015.

No dia 8, vai ao ar Mia Madre, de Nanni Moretti. Margherita (Margherita Buy) é uma diretora de cinema que precisa se dividir entre o início das filmagens de seu novo longa e uma dolorosa realidade: sua mãe está internada e não tem muito tempo de vida. O cineasta italiano filmou situações que viveu com a própria mãe. A produção foi indicada à Palma de Ouro e foi ovacionada por oito minutos após a exibição no Festival de Cannes.

No sábado seguinte, dia 15, o Telecine Cult exibe a comédia Zoom, coprodução Brasil-Canadá rodada nos dois países e falada em inglês. Segundo longa do brasileiro Paulo Morelli, o filme foi exibido na seção Vanguarda do 40º Festival de Toronto e conta simultaneamente a história de três artistas: Edward (Gael García Bernal), um diretor de cinema; Michelle (Mariana Ximenes), uma modelo brasileira que tenta se lançar como escritora; e Emma (Alison Pill), uma cartunista.

No dia 22, vai ao ar O Clã, filme dos mesmos produtores de Relatos Selvagens, dirigido por Pablo Trapero. Baseada em uma história real, a produção apresenta os Puccio, família que formava uma das mais temidas e violentas gangues da Argentina da década de 1980, responsável pelo sequestro e assassinato de diversas pessoas naquele período.

Para fechar o especial, no dia 29 vai ao ar o drama italiano Os Nossos Meninos, de Ivano De Matteo. Paolo (Luigi Lo Cascio) e Massimo (Alessandro Gassman) são irmãos com personalidades e visões de mundo completamente diferentes. Quando desconfiam que seus filhos possam ter cometido um crime terrível, inicia-se um questionamento sobre até onde os pais podem ir para proteger a família sem impedir o trabalho da Justiça ou a própria ética.

Serviço:

Dia 1º, às 22h, Cinco Graças (Mustang)
Direção: Deniz Gamze Ergüven.
Elenco: Erol Afsin, Elit Iscan e Günes Sensoy.
ALE, FRA, QAT, TUR, 2015. Drama. 97 min. 14 anos.

Dia 8, às 22h, Mia Madre (Mia Madre)
Direção: Nanni Moretti.
Elenco: John Turturro, Margherita Buy e Nanni Moretti.
FRA, ITA, 2015. Drama. 107 min. 10 anos.

Dia 15, às 22h, Zoom (Zoom)
Direção: Pedro Morelli.
Elenco Gael García Bernal, Mariana Ximenes e Alison Pill.
BRA, CAN, 2015. Comédia. 96 min. 14 anos.

Dia 22, às 22h, O Clã (El Clan)
Direção: Pablo Trapero.
Elenco: Guillermo Francella, Peter Lanzani e Lili Popovich.
ARG, ESP, 2015. Biografia. 108 min. 16 anos.

Dia 29, às 22h, Os Nossos Meninos (I Nostri Ragazzi)
Direção: Ivano De Matteo.
Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Alessandro Gassman e Luigi Cascio.
ITA, 2014. Drama. 90 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.
http://globosatplay.globo.com/telecine/v/5156280/