Telecine Cult celebra diva do cinema francês contemporâneo em maratona especial

Com mais de 40 anos de carreira, Isabelle Huppert é uma das maiores divas do cinema francês contemporâneo e será homenageada pelo Telecine Cult com uma maratona especial. No sábado, dia 16, o canal exibe quatro das mais de 60 produções em que ela atuou.

O filme que abre a seleção, às 17h45, é A Bela que Dorme (Bella Addormentata, 2012). Eluana Englaro está em coma vegetativo há 17 anos. O caso, então, é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. Em meio às polêmicas religiosas e morais, a situação de Eluana reflete na vida de diferentes personagens, com distintas crenças e ideologias, como um senador de esquerda (Toni Servillo), uma mãe que cuida da filha em coma (Isabelle Huppert) e uma militante católica (Alba Rohrwacher).

Logo depois, às 19h50, vai ao ar A Religiosa (La Religieuse, 2013). No século 18, a jovem Suzanne (Pauline Étienne) é internada em um convento pelos pais e forçada a se tornar freira. Por lá, três madres superiores a tratam de maneiras diferentes, que vão da preocupação materna à perseguição sádica. A moça, então, passa a preparar um plano de fuga. Isabelle Huppert interpreta uma das madres superiores.

Um Amor em Paris (La Ritournelle, 2014) passa em seguida, às 22h. Brigitte (Isabelle Huppert) e Xavier (Jean-Pierre Darroussin) são casados há muitos anos. Depois que os filhos saem de casa, o casal começa a enfrentar problemas no relacionamento. Por se sentir presa a uma tediosa rotina, Brigitte vai a Paris, onde conhece o charmoso Jesper (Michael Nyqvist) e se deixa levar pelos encantos dele.

Para fechar, às 23h55, tem Uma Relação Delicada (Abus de Faiblesse, 2013). Após sofrer um derrame, a cineasta Maud Schoenberg (Isabelle Huppert) precisa aprender a lidar com os novos limites de seu corpo e com a solidão gerada por sua condição física. Ela se encanta por Vilko Piran (Kool Shen) ao vê-lo em uma entrevista para a TV e, para se aproximar, decide chamá-lo para seu próximo filme. Com o tempo, uma conturbada relação de dependência e manipulação desenvolve-se entre os dois.

A dica é, quem perder a maratona especial de Isabelle Huppert no Telecine Cult, ainda tem uma segunda chance: todos os quatro filmes estão disponíveis no Telecine Play.