SUPER 8
Super 8 (FOTO: Paramount/divulgação)

Super 8 (Idem, 2011) de J. J. Abrams

O filme: em 1979 um grupo de garotos produz um filme caseiro de zumbis numa pequena cidade americana. Durante a filmagem da sequência na estação de trem, testemunham um descarrilamento gigantesco (e uma cena meio exagerada, mas impressionante), que envolve o exército americano e um segredo de outro mundo.

Porque assistir: Steven Spielberg, a eterna criança de Hollywood, dirigiu E.T. (1982), Contatos Imediatos do 3º. Grau (1977) e foi produtor executivo d´Os Goonies (1985). E o que acontece quando misturamos as três obras numa só?

O resultado é a aventura de ficção Super 8, em que o diretor e roteirista J.J. Abrams claramente homenageia Spielberg, também produtor executivo da película. Uma obra imaginativa, e que mesmo com seu tom de suspense se mantém leve e divertida.

No jovem elenco, o grande destaque vai para Elle Fanning, como a ‘atriz-objeto do desejo’ dos garotos.

super 8 imagem
Super 8 (FOTO: Paramount/divulgação)

Melhores momentos: as referências das bicicletas (E.T. e Os Goonies), a capa amarela, os walkie talkies (ambos em E.T.) e o apelo extraterrestre ao estilo de Contatos Imediatos do 3ª. Grau são suficientes para tornar o filme memorável.

Há ainda a teoria de não mostrar o quê exatamente aterroriza a cidade, uma lição parecida feita por Spielberg em Tubarão (1974), por boa parte do filme.

E claro, há os efeitos das luzes que refletem até estourar no espectador (ou no termo técnico, os efeitos de flares, um reflexo da luz na tela). Além de cenas ágeis que, com a ajuda da trilha sonora oitentista de Michael Giacchino.

Pontos fracos: alguns furos na trama, porém o filme é tão envolvente e rápido, que estes são considerados automaticamente.

Na prateleira da sua casa: cada geração tem Os Goonies que merece. Essa é da primeira década dos anos 2000.

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   8

Extras: Making-of de Super 8, com J.J. Abrams, Steven Spielberg e Michael Giacchino (em inglês)