Sucesso literário, “Tintos e Tantos” vai virar série de TV

O canal Starz, responsável por The Walking Dead e Spartacus, está produzindo uma série inspirada em Tintos e Tantos, livro de Stephanie Danler. A autora é uma das produtoras executivas ao lado de Stu Zicherman, autor de The Americans, e da Plan B Entertainment. Tintos e Tantos surgiu da experiência pessoal de Danler e narra o amadurecimento da personagem Tess em meio ao cruel e encantador mundo dos bastidores da alta gastronomia.

Ambientado no selvagem e atraente universo de um celebrado restaurante de Manhattan, o lançamento da Globo Livros, explora um período da vida de Tess, uma jovem do interior que, para fugir do estado entediado em que se encontra, decide se mudar para a metrópole apesar da falta de dinheiro e de amigos na cidade.

Romance de estreia e inspirado na história real da autora, Stephanie Danler, que também aos 22 anos conseguiu seu primeiro emprego em um restaurante famoso de Nova York, o livro acompanha o amadurecimento da personagem em meio ao cruel e encantador mundo dos bastidores da alta gastronomia. Tintos e Tantos se manteve por semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times.

O que parecia antes ser um emprego apenas para pagar as contas se revela, aos olhos de Tess, a porta de entrada para uma fase repleta de aventuras. Ao mesmo tempo em que descobre sabores refinados e que conhece as mais disputadas safras de vinho, conhece o prazer de viver intensamente e também as contradições dela mesma e das pessoas com quem convive.

Atraída pelas possibilidades que o cenário do restaurante, a dinâmica da cozinha e a cidade podem te proporcionar, a protagonista, formada em história da arte, reflete sobre a virada em sua vida a partir desse contato com o mundo à parte da cozinha e da alta gastronomia. Com habilidade notável, ela registra os diálogos, as frases entrecortadas, a lógica sórdida das relações de poder nesse ambiente e faz um paralelo com a percepção dos próprios
limites e de sua condição.

Experimentar os melhores pratos, champanhes e vinhos, o amor, o envolvimento em um triangulo amoroso, as badaladas noites com amigos, festas luxuriosas, as drogas fazem parte da viagem. Somado a isso, ingredientes como percalços e decepções, que levam Tess do auge ao fundo do poço, de onde volta muito melhor e mais forte como pessoa e mulher.

Sobre a autora

Stephanie Danler, assim como a protagonista, também vive no Brooklyn, em Nova York, e, recém-chegada à cidade, seu primeiro emprego foi em um restaurante da moda, o Union Square Cafe. Ela é formada em Escrita Criativa pela New School.

Ficha técnica

Título: Tintos e tantos | Autor: Stephanie Danler | Gênero: Ficção | Páginas: 360 | Formato: 16X23 | ISBN: 9788525062963 | Editora: Globo Livros | Preço sugerido: R$ 44,90