Saiba como ter a coleção completa de Woody Allen no Brasil

Woody Allen é um cineasta consagrado. Em 2002, inclusive, ganhou a Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra no Festival de Cannes. Já venceu quatro Oscar, mas não compareceu às suas cerimônias de premiação. Preferiu tocar seu clarinete, como faz toda semana em Nova York, cidade da qual é apaixonado.

Como marca, tem um olhar sedutor e irônico sobre a América. Dirige, escreve e atua na maioria de seus filmes, além disso, o norte-americano tem uma ligação muito forte com a música, principalmente com o Jazz. Essa proximidade pode ser em seus filmes, dos quais é responsável também pela escolha da trilha sonora.

Com 46 filmes lançados como diretor e roteirista, entre comédias, dramas, dramédias e comédias românticas, WA também tem outras participações interessantes como ator e roteirista em outras produções. E para você que é fã de um dos maiores autores do cinema mundial, que tal fazer uma videoteca especial só com seus filmes?

Como no Brasil existe uma grande variação de distribuidoras para suas obras, o Clube Cinema elaborou um mapa de como conseguir completar a sua coleção. Vamos lá:

Coleção Woody Allen (DVD 20 discos) – Fox/MGM

Coleção Woody Allen (DVD – 20 discos) – Fox/MGM (preço médio R$ 199,90)

Bananas (1971) – Fielding Mellish (Woody Allen), um testador de produtos de uma grande firma, é apaixonado por Nancy (Louise Lasser), uma ativista política. Para provar seu amor, Fielding vai para San Marcos, uma republiqueta na América Central, e lá se une aos rebeldes e, no final das contas, se torna o presidente do país.

Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar (1972): o cineasta ultrapassa as fronteiras da comédia consolidando sua sensibilidade tresloucada e sua irreverência maliciosa e divertida com a crescente predisposição para o humor visualmente cativante. São diversos segmentos hilárias que satirizam as questões mais complicadas da sexualidade.

O Dorminhoco (1973): um saxofonista (Woody Allen) que foi congelado em 1973 e, é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente que tenta derrubar o governo opressor. No entanto, ele quer conhecer este novo mundo, totalmente diferente da realidade em que vivia.

A Última Noite de Boris Grushenko (1975): o covarde estudante Boris Grushenko (Allen) tem muita coragem quando trata-se da bela Sonja (Diane Keaton), mas nenhuma quanto trata-se das Guerras Napoleônicas. Arrasado pela notícia dos planos de Sonja de casar-se com um mal-cheiroso comerciante de arenque, Boris alista-se no exército – apenas para voltar para casa como um herói sem dinheiro.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977): Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

Interiores (1978): Renata (Dianne Keaton), Joey (Mary Beth Hurt) e Flyn (Kristin Griffith) são irmãs que pouco se conhecem, já que escondem seus medos e vontades. Elas fazem parte de uma família burguesa, capitaneada por Arthur (E.G. Marshall) e Eve (Geraldine Page). Quando Arthur anuncia que pretende se divorciar, para viver com outra mulher, a família entra em crise.

Manhattan (1979): um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se sente em uma situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro, no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor.

Memórias (1980): um conhecido diretor e roteirista de comédias (Woody Allen) vai meio a contragosto a um seminário no Hotel Stardust. Enquanto os fãs desejam que ele continue fazendo comédias (apesar dele não se sentir engraçado), enfrenta uma platéia adversa a ele.

Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão (1982): três casais se reúnem em uma casa de campo. Os anfitriões têm problemas de ordem sexual, um outro casal é composto por um professor que vai se casar brevemente com uma mulher muito mais nova e o terceiro casal é um médico, que conheceu uma enfermeira há pouco tempo.

Zelig (1983): este é um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas.

Broadway Danny Rose (1984): Danny Rose (Woody Allen) é um agente fracassado, mas que tem a chance de mudar de vida através do cantor Lou Canova (Nick Apollo Forte). Ele passa a empresariá-lo, só que os conflitos amorosos de Lou fazem com que Danny se envolva em diversas situações para protegê-lo.

A Rosa Púrpura do Cairo (1985): em uma área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, foge da sua triste realidade assistindo filmes. E ao ver pela 5ª vez “A Rosa Púrpura do Cairo”, o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela.

Hannah e Suas Irmãs (1986): no dia de Ação de Graças, seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey ) é uma velha pintora casada com Frederick (Max von Sydow ), Holly (Dianne Wiest ) sonha em ser uma escritora e Hannah (Mia Farrow) é uma famosa atriz, perfeita em tudo na vida.

A Era do Rádio (1987): no início da II Guerra Mundial em Nova York, uma simples família judia tem seus sonhos inspirados nos programas de rádio da época. Em virtude de ainda não existir televisão, as famílias se reuniam ao redor do rádio e cada membro da família tinha seu programa preferido.

Setembro (1987): a dona de casa Lane (Mia Farrow), o publicitário Peter (Sam Waterston), Stephanie (Dianne Wiest), Diane (Eliane Stritch), Lloyd (Jack Warden) e Howard (Denholm Elliott) passam juntos o último dia do verão em Vermont. Lane alugou sua casa de hóspedes para Peter e nutre por ele uma forte paixão. Ele, por sua vez, ama Stephanie, que se sente vazia no casamento. Já Howard também nutre uma paixão, por Lane.

A Outra (1988): para escrever seu novo livro, uma intelectual de Nova York aluga um apartamento que tem como vizinho um consultório de psicanálise. Através do seu apartamento é possível ouvir as confissões dos pacientes, em especial de uma paciente grávida, fazendo intensificar nela uma crise existencial adormecida.

Crimes e Pecados (1989): a amante (Anjelica Huston) de um oftalmologista (Martin Landau) de sucesso ameaça revelar esse caso secreto. Ele decide mandar matá-la. Em paralelo, um produtor de documentários (Woody Allen) casado ama outra mulher (Mia Farrow), que, no entanto, prefere um outro produtor (Alan Alda).

Simplesmente Alice (1990): Alice Tate (Mia Farrow) é uma mulher da classe média alta que sente-se entediada com os seus 16 anos de casamento e acaba se apaixonando por um charmoso saxofonista. Em busca de felicidade, ela encontra o acupunturista Dr. Yang. O médico percebe que o problema de Alice está em sua mente e resolve prescrever estranhas e misteriosas ervas que provocam reações inusitadas.

Neblina e Sombras (1991): em uma pequena cidade europeia, um serial killer estrangula brutalmente suas vítimas. Kleinman (Woody Allen) é escalado para encontrar o culpado de tantos crimes, mas logo passa a ser considerado suspeito. Paralelamente, um novo circo chega à cidade.

Melinda e Melinda (2004): quatro sofisticados nova-iorquinos se encontram para jantar em uma noite chuvosa, é quando os escritores Max (Larry Pine) e Sy (Wallace Shaw), passam a discutir a dualidade do drama humano através das máscaras da tragédia e da comédia. Eles passam então a desenvolver duas histórias, uma cômica e outra trágica, protagonizadas por uma mulher chamada Melinda (Radha Mitchell).

Coleção Woody Allen (8 discos – Europa Filmes)

DVD Coleção Woody Allen (8 Discos) – Europa Filmes (preço médio R$ 69,90)

Tiros na Broadway (1994): na Nova York dos anos 20, o dramaturgo David Shayne (John Cusack) tem sua peça financiada por um gângster. A condição é que a namorada do mafioso (Jennifer Tilly), ganhe um papel. A estrela Helen Sinclair (Dianne Wiest) também faz exigências, o ator principal come sem parar e sua vida pessoal está em crise. Enquanto o segurança Cheech (Chazz Palminteri) se revela um grande autor, ao reescrever a peça.

Poderosa Afrodite (1995): em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a mãe biológica. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), e que nem sabe quem é o pai do garoto.

Todos Dizem Eu Te Amo (1996): DJ, uma espirituosa jovem integrante de uma família tipicamente nova iorquina é filha de Joe (Woody Allen), um escritor que mora em Paris, mas sempre vai a Nova York visitá-la, e de Steffi, que agora está casada com Bob. Entre Veneza, Nova York e Paris, o musical conta as confusões amorosas, os encontros, desencontros e expectativas românticas dessa divertida turma.

Desconstruindo Harry (1997): Harry Block (Woody Allen) é um escritor que usa suas experiências amorosas como inspiração para livros e contos, o que não agrada nem um pouco as pessoas ligadas a ele.

Celebridades (1998): após o divórcio, as vidas de um impaciente escritor e sua inibida ex-esposa decolam de inesperada em direções distintas. Em meio a festas com supermodelos, encontros sexys com estrelas de cinema ou entrevistas com a nata da alta sociedade, a trama mostra o que as pessoas fazem para ficar famosas ou continuar famosas.

Poucas e Boas (1999) – Na Nova York dos anos 30, Emmet Ray era considerado um excelente guitarrista de jazz, sendo superado apenas pelo lendário Django Reinhardt. Quando Emmet conhece Hattie, uma mulher muda e humilde que lava roupa para viver, descobre que ela ama sua música e prontamente se apaixona.

Trapaceiros (2000): o picareta Ray Winkler (Allen) e seus asseclas planejam roubar um banco, cavando um túnel que parte em uma loja de biscoitos. O trabalho dos malandros acaba mal, mas a venda de biscoitos os transformam em novos ricos.

Um Retrato de Woody Allen (Wild Man Blue, 1997) – Woody Allen, ainda adolescente, tornou-se fã do Jazz de Nona Orleans, montando um grupo que ainda hoje se apresenta regularmente em Nona Yorque. O filme acompanha também a turnê da sua banda de jazz na Europa, dezoito cidades em 23 dias, em 1996. A cineasta americana Barbara Kopple acompanhou e produziu um documentário revelador sobre o polêmico autor.

Coleção Paris Filmes (3 discos)

Dove acquistare viagra in contrassegno (preço médio R$ 34,90)

Você Vai Conhecer O Homem dos Seus Sonhos (2010): Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) estão casados há 40 anos, até que ele decide pedir o divórcio. Destroçada com a notícia, ela conta com o apoio da filha, Sally (Naomi Watts), e passa a consultar com a vidente Crystal (Pauline Collins). Paralelamente, Sally precisa lidar com o desejo por seu novo chefe (Antonio Banderas), e com a crise em seu casamento com Roy (Josh Brolin), um escritor que só fez sucesso em seu livro de estreia.

Meia Noite em Paris (2011): Gil e Inez (Owen Wilson e Rachel McAdams) estão noivos e de visita a Paris. De casamento marcado, eles têm ainda algumas dificuldades no que diz respeito à vida em comum. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Para Roma com Amor (2012): quatro histórias distintas mostram de forma diferente de com o amor pode acontecer na cidade italiana de Roma.

Coleção Especial (3 discos)

Woody Allen – Coleção Especial (3 discos) – Imagem Filmes (preço médio R$ 39,90)

Vicky Cristina Barcelona (2008): Duas jovens americanas, a sensível Vicky (Rebecca Hall) e a aventureira Cristina (Scarlett Johansson) viajam para Barcelona para passar as férias de verão. Em Barcelona, elas se envolvem em uma série de encontros românticos com Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático pintor, e sua ex-esposa tempestuosa Maria Elena (Penélope Cruz).

Blue Jasmine (2013): Jasmine (Cate Blanchett) vive na alta sociedade em Nova York. Sua vida muda completamente quando ela separa-se do marido e perde todo seu dinheiro. Com isto ela é obrigada a ir morar com sua modesta irmã em São Francisco. Agora, distante de seu luxuoso universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida.

Magia ao Luar (2014): Stanley (Colin Firth) é um talentoso mágico contratado para desmascarar uma simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela jovem Sophie (Emma Stone).

Outros filmes de distribuidoras variadas:

O Que é que há, Tigresa? (1966) – Distribuidora Lume (preço médio R$ 18,90): Woody Allen pega um filme japonês de ação, cria novos diálogos e desenvolve uma comédia a partir de suas imagens, tornando-o uma disputa entre quadrilhas pela busca da receita perfeita de salada de ovos.

Um Assaltante Bem Trapalhão (1969) – Distribuidora Classicline (preço médio R$ 29,90): Virgil Starkwell (Woody Allen) tem um complexo de inferioridade tão grande que, depois de desistir de ser músico, resolve criar uma carreira como assaltante. Seu azar e incompetência sempre o levam à prisão.

Contos de Nova York (O Édipo Arrasado, 1989) – Distribuidora Classicline (preço médio R$ 29,90): reúne Martin Scorsese (Lições de Vida), Francis Ford Coppola (A Vida Sem Zoe) e Woody Allen em uma declaração de amor à NY. No segmento “Édipo Arrasado”, de Woody Allen, Sheldon Mills (Woody Allen) é um advogado que não consegue se libertar da mãe dominadora (Mae Questel).

Maridos & Esposas (1992) – Distribuidora Classicline (preço médio R$ 29,90): o casal Gabe Roth (Woody Allen) e Judy Roth (Mia Farrow) recebem chocados a notícia de que Jack (Sydney Pollack) e Sally (Judy Davis), um casal muito amigo deles, está se separando.

Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993) – Distribuidora Classicline (preço médio R$ 29,90): Carol Lipton (Diane Keaton), uma dona de casa entediada, cisma que o velhinho que mora ao seu lado matou sua esposa. Obcecada pelo caso, insiste que seu marido Larry Lipton (Woody Allen) a ajude a resolver o mistério. Incentivada pelo imaginativo Ted (Alan Alda), dramaturgo e amigo do casal, Carol começa a investigar Paul (Jerry Adler).

O Escorpião de Jade (2001) – Distribuidora Cannes Filmes (preço médio R$ 24,90): é a hilariante história do investigador de fraudes C. W. Briggs (Woody Allen), um mestre na arte de desvendar golpes. Até ser hipnotizado pelo mágico Voltan (David Ogden Stiers).

Dirigindo no Escuro (2002) – Distribuidora Europa Filmes (preço médio R$ 29,90): diretor de sucesso nos anos 70 e 80, Val Waxman (Woody Allen) é convidado por um produtor (Treat Williams) de um grande estúdio, que está atualmente namorando sua ex-esposa (Téa Leoni), para dirigir um grande projeto. Waxman imediatamente aceita a proposta mas, pouco antes do início das filmagens, passa a sofrer de cegueira temporária.

Igual a Tudo na Vida (2003) – Distribuidora Europa Filmes (preço médio R$ 29,90): aspirante a escritor (Jason Biggs) de Nova York se apaixona, à primeira vista, por uma jovem volúvel e excêntrica chamada Amanda (Christina Ricci). Para tentar conquistá-la, recorre aos conselhos de um amigo (Woody Allen).

Match Point: Ponto Final (2005) – Distribuidora Playarte (preço médio R$ 16,90): instrutor de tênis, Chris é uma espécie de alpinista social que, em seu casamento com a milionária Chloe, encontra o desejado conforto e prestígio na sociedade. Mas é a paixão que fala mais alto e o atrai na sensual Nola, a namorada do cunhado Tom.

Scoop: O Grande Furo (2006) – Distribuidora Califórnia Filmes (preço médio R$ 29,90): uma estudante de jornalismo (Scarlett Johansson) visita amigos em Londres em busca de furos de reportagem. Durante as investigações, ela se depara com mágica, assassinato, mistério e talvez amor, com um aristocrata (Hugh Jackman).

O Sonho de Cassandra (2007) – Distribuidora Imagem Filmes (preço médio R$ 14,90): Terry (Colin Farrell) é um jogador compulsivo afogado em dividas e Ian (Ewan McGregor) é o jovem sonhador que se apaixona pela bela atriz Angela Stark (Hayley Atwell). Seu tio milionário (Tom Wilkinson) torna suas vidas, pouco a pouco em um emaranhando de intrigas, interesses com resultados desastrosos.

Tudo Pode Dar Certo (2009) – Distribuidora Califórnia Filmes (preço médio R$ 29,90): um ex-professor de física cético e mau-humorado que vive em Manhattan, conhece a bela e ingênua Melody que fugiu de sua casa para viver em Nova York. Confusas situações românticas começam a surgir entre o casal inusitado.

Homem Irracional (2015) – Imagem Filmes (preço médio DVD R$ 39,90; Blu-ray R$ 59,90): Abe (Joaquin Phoenix), um professor em meio a uma crise existencial e que redescobre a vontade de viver. Logo após voltar a dar aulas em uma pequena cidade, Abe se envolve com duas mulheres: Rita (Parker Pousey), uma colega de trabalho; e Jill (Emma Stone), sua melhor aluna.

Woody Allen, roteirista e ator

Sonhos de um Sedutor (1972) – dirigido por Herbert Ross e roteiro de Woody Allen, baseado na peça de sua autoria. – Distribuidora Classicline (preço médio R$ 29,90): Allan Felix (Woody Allen), um crítico de cinema que consome filmes ansiosamente e idolatra “Casablanca”, é abandonado por Nancy Felix (Susan Anspach). Incapaz de lidar com este momento conturbado da sua vida, Allan busca consolo nos filmes que ama enquanto imagina Humphrey Bogart (Jerry Lacy) lhe dando conselhos de como deve lidar com as mulheres.

O Que é que há, Gatinha? (1965) de Clive Donner e Richard Talmage, com roteiro original de Woody Allen – Distribuidora Playarte (preço médio R$ 49,90): Michael James (O’Toole), o editor da mais famosa revista de moda de Paris, encontra-se rodeado de belas mulheres e com uma embaraçosa tendência à promiscuidade. Para ajudá-lo a dar um jeito definitivamente, em sua complexa vida amorosa, ele confia no Dr. Fritz Fassbender (Sellers).

Woody Allen, o ator
Como ator são 46 créditos, a grande maioria os seus próprios filmes. Contudo aqui temos uma lista de personagens que interpretou que parecem muito com os personagens que ele mesmo escreveu.

Testa de Ferro por Acaso (1976) de Martin Ritt – Distribuidora Signature (preço médio R$ 39,90): Woody Allen interpreta um caixa de restaurante que, após seu amigo ter entrado para a lista negra do Mccarthismo, é transformado em “testa de ferro” e passa a assinar os seus roteiros. Após ter alcançado sucesso na mídia, é procurado por outros roteiristas.

Cenas de um Shopping (1991) de Paul Mazurski – Distribuidora Buena Vista (preço médio R$ 39,90): Nick (Woody Allen) e Deborah Fifer (Bette Midler) estão comemorando o 16º aniversário de casamento. Eles decidem ir a um shopping center onde, além de comemorar a data, poderão fazer as compras de Natal. Só que o novo livro de Deborah, desencadeia uma séria discussão entre eles, em meio aos demais visitantes do shopping.

FormiguinhaZ (1998) de Eric Darnell, Tim Johnson – Distribuidora Dreamworks/Paramount (preço médio R$ 19,90): fugindo do autoritarismo de sua colônia e buscando a liberdade, a formiga Z (dublado por Woody Allen e com todas as suas neuras) parte em busca do mágico Insetopia. Porém, se vê obrigado a voltar para casa para salvar as outras formiguinhas dos terríveis planos de Mandíbula.

Paris-Manhattan (2012) de Sophie Lellouche – Distribuidora Europa Filmes (preço médio R$ 29,90): solteira, Alice é apaixonada pelo seu trabalho como farmacêutica, e se refugia do mundo com a paixão pelos filmes de Woody Allen (em participação mais que especial) e até mesmo conversa com o diretor, em seus pensamentos. No entanto, o encontro com Victor pode mudar a sua vida.

Amante à Domicílio (2013) de John Turturro – Distribuidora Imagem Filmes (preço médio R$ 39,90): Murray (Woody Allen), dono de uma livraria em Nova York, resolve convencer seu amigo Fioravante (John Turturro), um tímido vendedor de flores, a virar um Don Juan profissional. Os dois acabam envolvendo-se em diversas confusões amorosas e financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *