Roteirista John Logan trabalhou 20 anos no projeto “O Mestre dos Gênios”

Com estreia agendada para 20 de outubro, O Mestre dos Gênios (Genius, EUA/Reino Unido, 2016) é baseado na biografia “Max Perkins: Um Editor de Gênios”, de A. Scott Berg, e é o resultado da jornada de 20 anos do roteirista John Logan (indicado ao Oscar por Gladiador, O Aviador e A Invenção de Hugo Cabret) para levar para às telas a história real. O filme é dirigido por Michael Grandage, em sua estreia atrás das câmeras.

O drama conta a história da complexa amizade e relação profissional entre um dos mais respeitados editores literários de todos os tempos, Maxwell Perkins (descobridor dos imortais F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway), e o gigante literário Thomas Wolfe, que conquistou sucesso de crítica muito jovem e com personalidade bastante forte.

“Desde a minha primeira leitura do livro, eu sabia que eu tinha que contar essa história. Grande parte do que me atraiu é uma triste verdade, a de que Thomas Wolfe está praticamente esquecido hoje. Se O Mestre dos Gênios puder tocar essa verdade, eu espero que seja para inspirar as pessoas a comprar Look Homeward, Angel ou Of Time and the River (obras de Wolfe) e começar a ler imediatamente ”, afirma Logan.

Em 1999, o roteirista decidiu encontrar o biógrafo A. Scott Berg em Los Angeles para conversar sobre o projeto. Com o encontro, Berg não apenas teve a preferência na adaptação do roteiro, mas também de todos os direitos de produção do filme. Mais de 15 anos se passaram, Logan permaneceu fiel a sua promessa a Berg, e passou incontáveis horas lendo as cartas de Perkins, bem como todo e qualquer material que ele podia encontrar sobre o assunto. Desta forma, o longa foi produzido com excelentes resultados. O filme tem direção de Michael Grandage, que estreia atrás das câmeras após colecionar prêmios e sucessos como diretor artístico do teatro Donmar Warehouse (Londres).

Para Berg, Logan é um dos mais importantes dramaturgos da atualidade. “John nunca perdeu de vista a história ou a fé nela. Ele acabou se desviando um pouco do caminho para fazer uma peça de teatro aqui, um filme de James Bond ali, mas ele sempre se manteve fiel ao projeto e nós sempre estávamos procurando um diretor, um ator, um produtor para trabalhar conosco”, explica.

No grande elenco do filme estão Colin Firth (Oscar de melhor ator por O Discurso do Rei) que interpreta o editor Max Perkins, ao lado de Jude Law (O Grande Hotel Budapeste) como Thomas Wolfe, Nicole Kidman (Oscar de melhor atriz por As Horas) como Aline Bernstein, a designer que teve uma relação tumultuada com Wolfe; Laura Linney (Um Final de Semana em Hyde Park) como Louise Perkins, a talentosa dramaturga e esposa de Max; Guy Pearce (Amnésia), como F. Scott Fitzgerald e Dominic West (Orgulho e Esperança) como Ernest Hemingway.

Quer ver o trailer de O Mestre dos Gênios? Clique aqui.

'