Relembre 9 filmes “found footage” que não são fitas de terror

[tribuna-veja-tambem id=”8755″ align=”alignleft”]Filmes em estilo “found-footage”. Você pode até não saber o que exatamente significa, mas certamente já assistiu algum. São produções feitas usando as tais “filmagens encontradas” como recurso narrativo, deixando a produção mais próxima do realismo. Comum ter imagens tremidas, fitas de câmeras de vigilância, personagens falando para a câmera e atores filmando as próprias sequências. Tudo combinado para que pareça algo feito de forma natural e espontânea.

O gênero que mais se utiliza desse recurso é o terror, ganhando notoriedade com A Bruxa de Blair (1999) e aplicado com muito sucesso por Atividade Paranormal (2009). Em cartaz nos cinemas, mais uma fita de horror que se utiliza do “found-footage”, A Forca. Mas para fugir da obviedade, o Tribuna do Ceará lista filmes de outros gêneros que utilizaram essa técnica em suas narrativas.

Cloverfield: Monstro (Cloverfield, 2008) de Matt Reeves | Suspense
Um monstro gigante ataca Manhattan, deixando a população em pânico. Todo o terror espalhado pela criatura é acompanhado por meio de registros feitos por pessoas nas ruas, com suas câmeras de vídeo caseiras.

Apollo 18 – A Missão Proibida (Apollo 18, 2011) de Gonzalo López-Gallego | Fiçcão-Científica
Oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18.

Poder Sem Limites (Chronicle, 2012) de Josh Trank | Aventura
Três adolescentes adquirem superpoderes depois do contato com um objeto desconhecido. Inicialmente usam as habilidades para brincar e assustar desconhecidos, mas aos poucos suas condutas os levam à dilemas éticos. Os garotos documentam suas aventuras com uma câmera e as imagens podem revelar muitos acontecimentos.

Projeto X – Uma Festa Sem Limites (Project X, 2012) de Nima Nourizadeh | Comédia
Três amigos impopulares e sem namoradas pensam em mudar essa situação ao planejar transformar o aniversário de um deles em uma grande festa na casa do aniversariante, aproveitando o fato que os pais dele estarão viajando no fim de semana. Tudo devidamente documentado por câmeras e celulares.

Marcados para Morrer (End of Watch, 2012) de David Ayer | Policial
Com o objetivo de manter o juramento de servir e proteger, dupla policial formam uma poderosa irmandade para garantir que ambos consigam ir para casa após patrulhar diariamente as ruas de Los Angeles. Acompanhamos suas aventuras com câmeras nos carros e nas mãos dos oficiais.

Inatividade Paranormal (A Haunted House, 2013) de Michael Tiddes | Comédia
Casal se muda para a casa dos seus sonhos, mas não demora até que ambos descubram que um demônio mora lá também e acaba por transformar a vida sexual deles num inferno. Entra em cena, então, um grupo de caçadores de fantasmas para limpar o ambiente. Paródia de Atividade Paranormal (2009).

Terra para Eco (Earth to Echo, 2014) de Dave Green | Ficção-Científica
Três amigos começam a receber mensagens estranhas em seus telefones celulares. Eles suspeitam que a nova construção no bairro esteja relacionada com essas frases codificadas. Seus pais e autoridades acreditam nos garotos e eles descobrem que existe um ser alienígena tentando se comunicar com eles, e precisando urgentemente de ajuda.

No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) de Steven Quale | Aventura
Ao longo de um único dia, pequena cidade americana é devastada por um ataque sem precedentes de tornados, enquanto os caçadores de tempestades preveem que o pior ainda está por vir. A maioria das pessoas procura abrigo, enquanto outros correm em direção ao vórtice, vendo até que ponto um caçador de tempestades irá para aproveitar aquela oportunidade única.

Projeto Almanaque (Project Almanac, 2015) de Dean Israelite | Ficção-Científica/Aventura
Brilhante estudante e seus amigos descobrem os projetos de uma máquina que consegue fazê-los voltar no tempo. Logo eles reescrevem a história para ganhar na loteria, passar nos exames e se divertirem a valer. No entanto, os efeitos são muito diferentes do que esperavam e ao mudar o passado, eles ameaçam o futuro do mundo em um efeito dominó.