Os Smurfs (The Smurfs)

smurfs 1
‘Os Smurfs’ em Blu-ray (FOTO: Sony/divulgação)

Os Smurfs (The Smurfs, 2011) de Raja Gosnell

O filme: ao fugir de Gargamel (Hank Azaria) e Cruel, os pequenos entram num portal mágico e acabam em Nova York. Lá os Smurfs levam sua positividade (e amor ao próximo) aos humanos (representados pelo jovem casal Neil Patrick Harris e Jayma Mays, e por conseqüência aqueles que o cercam).

Ou seja, as características simples dos Smurfs foram mantidas, e aplicadas com um humor levemente divertido.

Porque assistir: lembro que assistia na TV o desenho animado de pequenas criaturas azuis que vivam na floresta, e eram ameaçados por um maligno Gargamel e seu Gato Cruel… Os Smurfs!

Sua adaptação homônima para o cinema, assinado por Raja Gosnell, é uma obra infantil sim, mas a comédia aventuresca cumpre bem o papel de divertir toda a família e deixar uma mensagem universal de amor. Olha que bonitinho.

Melhores momentos: uma volta pela vila dos Smurfs… E o voo em 3D (da abertura) é fantástico, assim como as peripécias dos Smurfs caem bem no efeito tridimensional.

Pontos Fracos: senti falta de vivenciar mais a vila dos Smurfs. O filme é muito ‘Smurfs perdidos em Nova York’. Quando envolvem as ações do gato Cruel, os efeitos especiais tem uma qualidade bem oscilante, mas piora (e muito) com a magia de Gargamel. Ah, e a trama publicitária é bobinha (e improvável).

Na prateleira da sua casa: mistura de animação, CGI, 3D e atores de verdade é aceitável. Suas mensagens de proteger e amar os filhos, amigos, e criar uma família, ficam. Uma diversão positiva e sem compromisso, para assistir de coração aberto.

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   7