Em DVD e Blu-ray: O Homem de Gelo (The Iceman)

O HOMEM DE GELO
O Homem de Gelo (FOTO: Califórnia Filmes/divulgação)

O Homem de Gelo (The Iceman, 2012) de Ariel Vromen

O filme: Richard Kuklinski (Michael Shannon) é um homem de meia-idade que leva uma atarefada e arriscada vida dupla como um misterioso assassino profissional da máfia e um sério homem de família. Ao mesmo tempo Kuklinski era um o ‘Homem de Gelo’, um matador frio e violento, mas também mantinha uma vida social e familiar exemplares, pois acreditavam que era um pequeno empresário e não tinham ideia do que realmente fazia.

Porque assistir: uma história real de um assassino de aluguel, que matou mais de 100 pessoas entre as décadas de 70 e 80 nos EUA; Um elenco acima da média liderado por Michael Shannon, Chris Evans, Winona Ryder, James Franco, Ray Liotta, David Schwimmer e Robert Davi.

Melhores momentos: quando deixou de trabalhar/matar, suas explosões de fúria surgiam para preencher o vazio violento do seu dia-a-dia. Mesmo diante da esposa (Winona Ryder) e das duas filhas; O modus-operandi de matar, congelar e esquartejar suas vítimas, para despistar a polícia e causa de morte da vítima; O discurso final, triste e emocionado de Michael Shannon/Kuklinski.

Pontos fracos: de fotografia por vezes escura em excesso; as passagens de tempo; E a quantidade de nomes e personagens, que podem ser um fator complicador para a obra.

Na prateleira da sua casa: inédita nos cinemas do Brasil, a obra merece ser descoberta. Indicado para quem gosta de filmes policiais, de assassinos profissionais e/ou de máfia. E que baita interpretação de Michael Shannon (indicado ao Oscar de coadjuvante por Foi Apenas um Sonho, 2008). Mais uma para sua galeria de tipos calados e muito fortes.

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   7