“O Agente da U.N.C.L.E.” diverte com misto de espionagem e comédia de ação

/home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/14/2015/12/UNCLE
Adaptação da série de TV está disponível em DVD e Blu-ray (Fotos: Warner)

O Agente da U.N.C.L.E. (The Man from U.N.C.L.E., 2015) de Guy Ritchie[tribuna-veja-tambem id=”10527″ align=”alignright”]

O filme: Tendo como pano de fundo o início dos anos 1960, em pleno auge da Guerra Fria, The Man from U.N.C.L.E. está centralizado no agente da CIA Solo (Henry Cavill) e no agente da KGB Kuryakin (Armie Hammer).

Forçados a deixar de lado as hostilidades de longa data, os dois se unem em uma missão conjunta para combater uma organização criminosa internacional misteriosa, empenhada em desestabilizar o frágil equilíbrio de poder através da proliferação de armas e tecnologia nucleares. A única pista da dupla é a filha (Alicia Vikander) de um cientista alemão desaparecido, que é a chave para se infiltrarem na organização criminosa. Eles precisam correr contra o tempo para encontrá-lo e evitar uma catástrofe mundial.

Porque assistir: o filme é uma adaptação da série de TV de mesmo nome, exibida entre 1964 e 1968.

O ritmo ágil e leve – ao mesmo tempo – diverte muito, bem característico do seu diretor (e co-roteirista) Guy Ritchie. O mesmo dos sucessos Sherlock Holmes 1 e 2 (2009; 2011). A crítica também aplaudiu seus filmes de gângsters, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998), Snatch – Porcos e Diamantes (2000) e Rock’n’Rolla – A Grande Roubada (2008).

No elenco, um Hugh Grant (Quatro Casamentos e Um Funeral, 1994) bem à vontade com o tom de sátira e uma surpreendente Alicia Vikander (Ex-Machina, 2015 – um dos melhores filmes do ano). Os protagonistas (o novo Superman, Henry Cavill; e Armie Hammer, A Rede Social), se engalfinhar bem em papéis de antagonistas que se unem, e conseguem levar o filme à um bom nível de competitividade.

Melhores momentos: as sequências de ação são muito bem urdidas, com uma fluidez agradável; A sedução da supervilã para com o agente inglês é sensacional, ao som do som transado de Tom Zé. Os figurinos são cool, a trilha espetacular e o clima que lembra muito os filmes antigos de James Bond.

Pontos fracos: excesso de gracinhas tira, por muitas vezes, o foco da trama, um pouco, intricada. São muitos nomes/personagens no meio da ação.

Na prateleira da sua casa: a Warner lança o DVD e o Blu-ray (preço estimado R$ 69,90) com muitos extras. Estão inclusos os especiais Os Homens da U.N.C.L.E.; O Estilo de Espião: Recriando o Lado Cool dos Anos 1960; Um Tipo de Herói Mais Elevado; Metisse Motorcycles: Apropriada e bem Britânica; Um Homem Com Talentos Extraordinários; e U.N.C.L.E.: Espião no Set. O DVD vem maias simples, apenas com um especial de bônus (Um Tipo de Herói Mais Elevado), ao preço estimado de R$ 39,90.