Nova temporada de ‘O Som do Vinil’ celebra uma década no Canal Brasil

”A música brasileira é como a nossa galáxia, a Via Láctea, a cada investida você faz uma descoberta nova” – é com essa frase que Charles Gavin define a razão da longevidade de ”O Som do Vinil”, que comemora 10 anos em 2016 na tela do Canal Brasil.

É uma década analisando e revisitando discos que marcaram a história da música brasileira e que formam, segundo o próprio anfitrião, ”um recorte sutil e poético que provoca reflexões e discussões não apenas sobre música, mas também sobre a nossa cultura de uma forma mais ampla”.

A 10ª temporada tem direção de Gabriela Gastal e produção da Samba Filmes, e segue em exibição no dia 13 de maio (sexta-feira), às 21h30, no Canal Brasil.

No episódio de estreia, Roberta Sá falou sobre os detalhes de ”Delírio”, seu trabalho mais recente, que contou com participações de Chico Buarque, Xande de Pilares, Martinho da Vila e António Zambujo. A cantora comentou como foi fazer esse disco, após um tempo longe dos estúdios, e também falou de seu começo no RJ, quando estreou no antigo Mistura Fina, sobre o parceiro de longa data Rodrigo Campello, e como encontrou no samba um caminho para sua carreira.

Som do Vinil (Fotos: AC Junior | Ana Paula Amorim | Dalton Valeriano)

Charles e Roberta também conversaram sobre a discografia da cantora, como, por exemplo, ”Quando o Canto É Reza”, um dos principais álbuns da história da música brasileira recente, dedicado à obra do baiano do recôncavo Roque Ferreira.

Ao longo da temporada, Edu Lobo lembra os bastidores do clássico ”Edu e Tom/Tom e Edu”, e Ivan Lins avalia a produção de ”A Noite’. A lista de entrevistados conta ainda com Luiz Melodia, Ava Rocha, Otto, B Negão, Marcelo D2 e Baby do Brasil, entre outros.

‘O estudo e a pesquisa dessa nossa discografia me fascina como o mistério das estrelas encanta o astrônomo”, comenta Charles, sobre o amplo arco de gêneros – que vão, por exemplo, de Hermeto Pascoal ao grupo Matanza – e ainda complementa: ”há tanto o que falar sobre a música gravada no Brasil, que é possível imaginar que podemos ficar aqui, fazendo ‘O Som Do Vinil’, por, no mínimo, mais um dez anos, tranquilamente”.

Serviço:

10ª temporada de ‘O Som do Vinil’ (2016)
– Inédito e Exclusivo
– Estreia: sexta, dia 13/05, às 21h30
– Horário: sexta, às 21h30
– Horário alternativo: sábado, às 17h30, segunda, às 13h
– Classificação: Livre