Nasce em Fortaleza a Celeste, distribuidora de cinema e agência de conteúdos audiovisuais que constrói – de um jeito único – ciclos de interação entre produtores, salas e plataformas de exibição.
A ideia veio do cearense Salomão Santana, realizador audiovisual, e que desde 2013 é um dos programadores do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, em Fortaleza.
“Acreditamos em um conceito de distribuição que foge do tradicional, com recortes dinâmicos e ideias inovadoras. Para além de uma boa visibilidade, entendemos que cada conteúdo necessita de espaços com perfis semelhantes as suas propostas. A partir de estratégias personalizadas, queremos ampliar os potenciais de cada produto audiovisual”, aponta Salomão, que garante um claro objetivo do Celestes: melhorar a comunicação e a relação entre quem faz e exibe.
O primeiro lançamento da distribuidora será a cópia restaurada em 2K de “Rebecca: A Mulher Inesquecível” (1940), de Alfred Hitchcock, previsto para agosto.
Contribuição
A partir de uma curadoria centrada no equilíbrio entre trabalhos autorais e novas possibilidades de mercado, A distribuidora pretende estimular a diversidade na produção de conteúdos e tornar possível a sua difusão. Entre os desafios está a busca por plataformas inspiradoras e demonstrar que é viável investir em conteúdos especiais ou novos formatos.
Mas o que torna um filme/conteúdo audiovisual especial? Salomão acredita que, “Considerando a multiplicidade dos olhares, buscamos conteúdos que estimulem a subjetividade dos espectadores, independentemente da sua corrente estética ou conceitual”.
Linhas de atuação
A Celeste atuará em: 1) Licenciamentos internacionais e nacionais de filmes (curtas e longas-metragens); 2) Distribuição comercial em circuito brasileiro de salas; 3) Agregador de conteúdo em plataformas VOD (iTunes, Google Play, Looke); 4) Agenciamento de canais do Youtube; 5) Assessoria em soluções de branded content para empresas e agências de publicidade.