Livro que marca 50 anos do álbum “Sgt. Pepper’s” será lançado em Natal

Depois de Fortaleza e Brasília, chegou a vez de Natal receber o lançamento de “A revolução no rock: o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, livro do historiador, jornalista e beatlemaníaco Fernando Benevides que chega ao público em homenagem aos cinquenta anos do oitavo álbum dos Beatles. Na capital potiguar, o evento será realizado no dia 30 de novembro, às 19h, no Sgt. Pepper’s Rock Bar, praia de Ponta Negra.

A obra procura desvendar as razões que fizeram do Sgt. Pepper um divisor de águas na história do rock, feito que costuma ser apontado pela crítica musical especializada e por fãs de rock n’ roll em todo o mundo. “A revolução no rock” analisa contexto histórico, concepção do álbum e gravação de cada faixa. Além disso, examina a repercussão do disco junto ao público, crítica e bandas do gênero. Tudo isso para conhecer as contribuições do Sgt. Pepper para a história do rock, as influências do álbum para o referido panorama musical.

O livro é resultado de uma pesquisa acadêmica defendida no curso de História da Universidade Estadual do Ceará em junho de 2013. Devido aos 50 anos do álbum, o trabalho foi reeditado. Desta vez, com uma linguagem mais simples e menos teórica, voltada para o grande público. A leitura é indicada para todos que gostam de rock n’ roll e querem entender melhor como o gênero se tornou o que é hoje.

“O livro foi pensado naqueles que querem entender como o rock se transformou no que é hoje. Mais que a história do Sgt. Pepper, é um livro sobre história do rock. Por isso, é uma leitura indicada para todos que gostam do estilo ou de boa música em geral, e não apenas aos fãs de Beatles. Contudo, os beatlemaníacos, é claro, com certeza vão adorar!”, declara Fernando.

A obra está dividida em três capítulos. O primeiro fala da história do rock, o surgimento dos Beatles e dos acontecimentos que antecederam e influenciaram a produção do Sgt. Pepper. O segundo fala como o disco foi pensado e o dia a dia da produção de cada música, além da elaboração da capa, famosa por ser cheia de elementos e conter o rosto de várias personalidades.

Por fim, no terceiro capítulo, são apontadas as contribuições que o álbum trouxe para o rock, como isso impactou outras bandas do gênero e a própria indústria fonográfica. Antes de finalizar, é feita ainda uma discussão sobre o que é rock e como o Sgt. Pepper poderia ser classificado, uma vez que o disco foi bastante diferente de tudo o que vinha sendo produzido até então.

Em Fortaleza, o livro pode ser adquirido nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Arte & Ciência (Av. 13 de Maio, 2400), Benfica (Shopping Benfica), Dummar (sede do jornal O Povo), Lamarca (Rua Padre Miguelino, 1504), Leitura (shoppings RioMar e Del Paseo) e no Brechó Literário Rimbaud (Rua Aratuba, 2142), além da loja NordWest (Shopping Benfica).

Sobre o autor

Fernando Vasconcelos Benevides é historiador pela UECE, jornalista pela UFC e mestrando em Ensino de História na UFRN. Professor da rede particular de ensino de Fortaleza e autor de trabalhos acadêmicos nas áreas de Comunicação, História e Educação. Como repórter e produtor jornalístico, já trabalhou nas afiliadas da Globo, Record, SBT e Band no Ceará. Fernando também colabora, com sua visão de jornalista e historiador, em resenhas críticas no Clube Cinema.

Serviço

A revolução no rock: o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Lançamento em Natal

Dia 30 de novembro, às 19h.

Sgt. Pepper’s Rock Bar

Rua Manoel Soares de Medeiros, 230, Praia de Ponta Negra (Natal-RN).