hitchcock
Hitchcock (FOTO: Fox/divulgação)

Hitchcock (Hitchcock, 2012) de Sacha Gervasi

O filme: um recorte na biografia do diretor Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins), no período posterior a Intriga Internacional (1959) e a produção de seu próximo filme, Psicose (1960).

O drama mostra também seu caso de amor – ao seu jeito – com a esposa, Alma Reville (Helen Mirren) e a forma insidiosa de se relacionar com suas estrelas.

Porque assistir: acompanhar o mestre do suspense em seu trabalho de feitura do clássico Psicose (1960). é como ver Da Vinci pintando a Capela Sistina ou Einstein ao descobrir a Teoria da Relatividade.

Além da dupla de protagonistas, um grande elenco, composto por Scarlet Johansson (na pele de Janet Leigh), Jessica Biel (como Vera Miles), James D´Arcy é Anthony Perkins, o sumido Ralph Macchio (o roteirista Joseph Stefano), Toni Colette (como a fiel assistente Peggy Robertson), Danny Huston (o interesseiro Whitfield Cook), Kurtwood Smith (o censor Geoffrey Surlock) e Michael Wincott (como Ed Gein, um assassino real que inspirou o livro original de Psicose).

Melhores momentos: as reuniões de Hitchcock com a censura, a fim de liberar seu filme, e os encontros com os responsáveis pelo estúdio para qual o diretor tem um contrato a cumprir, a Paramount.

Pontos fracos: se já não bastasse a maquiagem bizarra de Hitchcock (surpreendentemente indicada ao Oscar), Anthony Hopkins está afetado demais como o mestre do suspense. Repare que ele não passa uma palavra sequer sem termina-la com os lábios que mais parecem um bico.

Na prateleira da sua casa: é muito curioso ver a reconstituição da pré-produção de Psicose (1960), como a escalação do elenco e a forma como Hitchcock levantou o dinheiro para fazê-lo. É um prazer também acompanhar as filmagens do seu filme de maior sucesso e, claro, as reações da estreia. E desculpe o trocadilho, mas Alma Reville Hitchcock (Helen Mirren – indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz/drama pela atuação) é a alma do filme.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 8

Extras:

Conteúdo especial Blu-ray: Cena excluída; Tornando-se o Mestre: De Hopkins a Hitchcock; Obsessão por Hitchcock; Bastidores pelo celular de Sacha Gervasi; Hitchcock pede para desligar o cellular; A história; O elenco; Maestro Danny Elfman; Hitch e Alma; Recordando Hitchcock; Comentário em áudio

Conteúdo especial DVD: Hitchcock pede para desligar o cellular; A história; O elencoMaestro Danny Elfman; Hitch e Alma; Recordando Hitchcock; Trailer.