História real de intelectual alemã que revolucionou sua época chega aos cinemas

Mulher à frente do seu tempo, revolucionária e fora dos padrões sociais. Estas são algumas das definições que podem ser dadas à intelectual Lou Andreas-Salomé, que escandalizou a sociedade alemã no final do século XIX com a maneira com a qual quebrava as regras. O filme “LOU”, que estreia nos cinemas no dia 11 de janeiro, narra a sua trajetória pioneira.

Dirigido por Cordula Kablitz-Post, o longa traz a atriz Katharina Lorenz no papel da lendária escritora. Nascida em 1861, em São Petersburgo, Lou cresceu com a promessa de que nunca iria se apaixonar.

Passou toda a juventude perseguindo a perfeição intelectual e arrasando corações de filósofos intelectuais com seu jeito audacioso e dona de si. Entre os homens que conquistou, estão os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche. Com Freud, ela aprendeu sobre psicanálise e reconheceu seus traumas de juventude.

Até que seu plano de se manter invicta ao amor foi por água abaixo quando conheceu o até então desconhecido escritor Rainer Maria Rilke, por quem se apaixona. “LOU” revela a vida aventureira da escritora, seus conflitos entre autonomia e intimidade e o desejo de viver sua liberdade.

FICHA TÉCNICA/Sinopse

Lou (Idem, Alemanha, 2016) | Diretora: Cordula Kablitz- Post | Roteiristas: Cordula Kablitz-Post, Susanne Hertel | Elenco: Katharina Lorenz, Nicole Heesters, Liv Lisa Fries, Julius Feldmeier, Merab Ninidze, Alexander Scheer, Julius Feldmeier, Katharina Schüttler, Matthias Lier | Produtores: Cordula Kablitz-Post, Helge Sasse, Gabriele Kranzelbinder | Duração: 113 minutos | Estreia no Brasil: 11 de Janeiro.

SINOPSE: No fim do século XIX a escritora e psicanalista Lou Andreas Salomé vive de forma livre e contestadora. Suas ideias e atitudes seduzem as mentes mais brilhantes da sua época, como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, o psicanalista Sigmund Freud, o poeta Rainer Maria Rilke, além do jovem filólogo Ernst Pfeiffer. Auxiliando Lou nos registros das suas memórias, ele também acaba se apaixonando por ela.