‘Harry Potter’ é a estrela da nova versão de “Victor Frankestein”

Victor Frankenstein (Victor Frankenstein, 2015) de Paul McGuigan

– Disponível em DVD e Blu-ray;

A história clássica de “Frankenstein”, publicado pela primeira vez em 1818, e escrito por Mary Shelley, todo mundo já conhece. Mas desta vez, a história do estudante de medicina que queria criar vida a partir de cadáveres, ganha uma nova versão. Victor Frankenstein (Idem, 2015) de Paul McGuigan, apresenta a história através do olhar do corcunda ajudante/mordomo Igor.

A trama se inicia quando o cientista Victor Frankenstein (James McAvoy) visita um circo, e encontra um jovem corcunda (Daniel Radcliffe) que lá trabalha como palhaço. Após a bela Lorelei (Jessica Brown Findlay) cair do trapézio, o corcunda sem nome consegue salvar sua vida graças aos conhecimentos de anatomia humana que possui. Impressionado com o feito,Victor o resgata do circo e o leva para sua própria casa, onde lhe dá um nome, Igor, além de uma vida que este jamais sonhou. Em contrapartida, Igor deve ajudá-lo a alcançar seu grande objetivo: criar vida após a morte.

A perspectiva diferente também muda um bocado a história. Igor (Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter) agora foge do circo, perde sua corcunda, vira galã e se apaixona. Já Victor Frankenstein (James McAvoy) literalmente entra em ação, distribuindo atá sopapos, quem diria.

O roteiro dessa suposta produção de terror e suspense, que acaba se entregando para a ação descontrolada, é o jovem Max Landis. Ele havia acertado com o found-footage Poder Sem Limites (2012) e divertido com American Ultra: Armados e  Alucinados (2015), porém aqui o desastre é quase total.

Na direção, um perdido Paul McGuigan. De currículo diversificado, assinou o filme de golpe Xeque-Mate (2006), o remake romântico Paixão à Flor da Pele (2004) e o ok, Heróis (2009).

Se James McAvoy (o professor Xavier dos novos filmes do X-Men) está um horror inacreditável no papel título, Daniel Radcliffe, surpreende com capacidade de acreditar no próprio personagem.

As sequências dos monstros renascidos são vergonhosas, e a explosão final apenas resume a bagunça total do filme. Ao final, a nova versão da história clássica ficou exatamente igual aos cadáveres utilizados pelo cientista: com algumas partes cheias de energia, porém morto e sem alma.

Após a discreta passagem pelos cinemas, está disponível em DVD e Blu-ray no Brasil. O Blu-ray (preço sugerido R$ 69,90) contém os extras Making of; Cenas Excluídas; Galerias; e Trailer. Ao custo de R$ 39,90 (preço sugerido), no DVD há todos especiais, exceto as cenas excluídas.