Há 30 anos estreavam ‘Gremlins’, ‘Os Caça-Fantasmas’ e ‘Gatinhas & Gatões’

O ano de 1984 foi muito bom para o cinema. Mas especificamente o mês de junho ficou marcado com o lançamento de três clássicos filmes, cada um à sua maneira.  Há 30 anos estreavam ‘Gremlins’ (Gremlins), ‘Os Caça-Fantasmas’ (Ghostbusters) e ‘Gatinhas & Gatões’ (Sixteen Candles).

‘Gremlins’ é uma anarquia de Joe Dante, com produção de Steven Spielberg, sobre um presente curioso de Natal. O Gizmo, um bichinho fofinho que vinha com três regras essenciais: não o alimente depois da meia-noite, não o exponha aos raios solares e não deixe que eles se molhe. Quebrada uma dessas regras, vem a transformação e uma cidade em polvorosa com a invasão de pequenos monstros, anarquistas e perigosos. Ao final da temporada, U$ 153 milhões de dólares de arrecadação o transformou em tremendo sucesso. Vamos relembrar a aventura cômica em imagens:

‘Os Caça-Fantasmas’ é uma comédia de aventura com um pouco de terror, cheio de efeitos especiais e uma canção que entrou para a história. Dirigido por Ivan Reitman, a produção apresentou Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis e Ernie Hudson como um grupo que ‘caçavam fantasmas’ numa Nova York invadido por ectoplasmas. Sigourney Weaver e Rick Moranis completam o elenco como os possuídos, o carro virou ícone, o ‘geléia’ aparece rapidamente e o ‘Monstro de Marshmallow’ chega como um desafio épico no final. Segundo filme mais visto de 1984, o longa arrecadou U$ 291 milhões de dólares, e agora vamos relembrar a fita em imagens:

 

‘Gatinhas & Gatões’ é uma comédia romântica que se passa no meio de adolescentes, num contexto de high school, mas que apresenta uma história bem resolvida, adulta até. Seja sobre as resoluções de uma fase da vida de amigos do colégio, descobertas, paixões (platônicas ou consumadas), piadas, provocações, família… Tem tudo, e o diretor e roteirista John Hughes é mestre em compor comédias estreladas por jovens, vide Curtindo a Vida Adoidado (1986) e O Clube dos Cinco (1985). Não foi um hit nas bilheterias (pouco mais de U$ 23 milhões de dólares de arrecadação), mas se tornou um Cult, merecidamente. Vamos relembrá-lo em imagens: