Há 20 anos estreava ‘Quatro Casamentos e um Funeral’ (1994)

Em março de 1994, uma produção independente inglesa chegava aos cinemas dos EUA para fazer um barulho significativo. A fita era Quatro Casamentos e um Funeral (Four Weedings and a Funeral), uma obra que celebrava e marcava a entrada da comédia romântica britânica em Hollywood. Na direção, Mike Newell, que depois assinaria grandes produções como Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) – com sucesso – e Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) – um fracasso. Indicado ao Oscar de melhor roteiro, Richard Curtis se estabeleceu como “o roteirista” de filmes doces, como Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), O Diário de Bridget Jones (2001) e Simplesmente Amor (2003).

Mas quem saiu como grande estrela mesmo foi Hugh Grant, que venceu o Globo de Ouro de melhor ator (comédia ou musical), e se tornou hollywoodiano. Na sequência vieram Nove Meses (1995), Mickey Olhos Azuis (1999), Amor à Segunda Vista (2002) e Letra & Música (2007). Ainda no elenco de Quatro Casamentos e um Funeral, o comediante Rowan Atikinson (mais conhecido como Mr. Bean), a atriz franco-inglesa Kristin Scott Thomas (indicada ao Oscar de melhor atriz por O Paciente Inglês, 1996) e o lado americano da trama, Andie MacDowell (indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz – comédia ou musical).

Vamos relembrar, 20 anos depois, o indicado ao Oscar de melhor filme, Quatro Casamentos e um Funeral (Four Weedings and a Funeral) em imagens:

'