Há 20 anos: de Tim Burton ‘O Estranho Mundo de Jack’ (1993)

Apesar de trazer no título do filme o nome do cineasta Tim Burton, a animação “O Estranho Mundo de Jack (Tim Burton´s The Nightmare Before Christmas, 1993) é dirigida por Henry Selick, pupilo de Burton. Saudada como um cult movie desde a sua estreia em outubro de 1993, a obra é produzida e baseada num poema de três páginas de Tim Burton.

Produzida com a técnica de stop-motion – feita de fotograma a fotograma (ou quadro a quadro). Para a filmagem utilizam-se modelos reais em diversos materiais, e os mais comuns são a massa e modelar ou a massinha.

Seu diretor, Henry Selick, depois viria a assinar outras obras louváveis de animação, James e o Pêssego Gigante (1996) e Coraline e o Mundo Secreto (2009) – baseado num livro de Neil Gaiman, indicado ao Oscar e Globo de Ouro de melhor filme de animação.

Na história Jack, o Rei das Abóboras na cidade de Halloween, está entediado de, ano após ano, assustar o mundo no Dia das Bruxas. Ao descobrir a cidade do Natal, se engraça com as cores e a alegria de lá, e decide ser o Papai Noel, distribuir presentes e vivenciar o espírito de Natal. Ao seu jeito, claro. Sem dúvida uma animação que será lembrada para sempre.

“O Estranho Mundo de Jack” estreou nos cinemas americanos dia 15 de outubro de 1993 e faturou pouco mais de U$ 75 milhões. E mesmo depois de 20 anos, sua re-exibição durante o feriado do Dia das Bruxas se repete nos EUA, ano após ano. Agora vamos relembrá-lo em imagens: