“Especialista em Crise” destila humor negro ao revelar podres de uma campanha política

Especialista em Crise (Our Brand Is Crisis, 2016) de David Gordon Green

Vamos direto ao ponto. Comédia extremamente irônica, Especialista em Crise (Our Brand Is Crisis, 2016) de David Gordon Green, destila humor negro ao revelar podres por trás de uma campanha política presidencial na Bolívia.

O papo é reto, e a estrategista política americana, Jane “Calamidade” (Sandra Bullock), não demora em assumir a dolorosa e cruel verdade para quem acompanha o jogo político. Contratada para fazer milagre na corrida presidencial onde o seu candidato, Castillo (Joaquim de Almeida), está em enorme desvantagem, Jane revê fantasmas do passado ao enfrentar seu maior rival, Pat Candy (Billy Bob Thornton), assessor que a derrotou em outras tantas oportunidades.

E, à medida que a trama avança, Jane tenta deixar para trás seus traumas que a levaram a abandonar as estratégias que a fizeram tão famosa, uma especialista em resolver crises políticas.

Entregue à personagem, Bullock (Oscar de atriz por Um Sonho Possível, 2009) tenta se reerguer usando as armas podres (ou não) do meio em que vive. Mesmo aparentemente (ou fisicamente) longe de tudo que acontece, ela respira e vive seu trabalho com total intensidade. E a trama lhe presenteia com vários bons momentos, como a grande sacada da citação de um certo alemão, a noitada com os bolivianos e a preparação do seu candidato.

Billy Bob Thornton (indicado ao Oscar de ator por Na Corda Bamba, 1996) faz aquele tipo nojento, que passa por cima das pessoas como um rolo compressor sem parcimônia, além de se achar mais esperto do que realmente é.

Joaquim de Almeida (Perigo Real e Imediato, 1994) se julga o chefe das marionetes, para descobrir da pior maneira possível que ele é a maior marionete de toda a questão.

Além de Bullock, Thornton e Almeida, o elenco conta ainda com Anthony Mackie (Guerra ao Terror, 2008), Ann Dowd (Terapia de Risco, 2013), Scoot McNairy (Argo, 2013) e Zoe Kazan (Ruby Sparks: A Namorada Perfeita, 2012).

A comédia (de humor negro) não foi bem de bilheteria nos EUA, por isso chegou ao home vídeo sem passar pelos cinemas do Brasil. O longa inédito é produzido por Grant Heslov e George Clooney, vencedores do Oscar com Argo (2013) e dirigido por David Gordon Green.

Diretor de um filme independente forte e muito bom (Joe, 2013) e de uma comédia sobre maconheiros divertidíssima (Segurando as Pontas, 2008), Green conduz bem a trama e deixa Bullock explodir em cena, numa performance crescente bem urdida pelo roteiro. A adaptação é do mesmo roteirista do incrível O Espião que Sabia Demais (2011) e do interessante A Grande Mentira (2010).

Baseado na história real de uma campanha de marketing político que percorreu a linha tênue entre a honestidade e a trapaça, Especialista em Crise originalmente é um documentário homônimo (de Rachel Boynton) sobre as mais diferentes táticas de marketing aplicadas durante campanhas políticas nos EUA, e suas consequências.

Mesmo sendo baseado em experiências reais americanas, Especialista em Crise tem muito do jogo político que é praticado no Brasil. E nunca esteve tão atual.