Disponível em DVD, “Festa da Salsicha” não é uma animação para crianças, e por isso mesmo é hilária

A Festa da Salsicha (Sausage Party, EUA, 2016) de Conrad Vernon, Greg Tiernan

Você já imaginou produtos de supermercado se rebelando? Bom, provavelmente você nunca imaginou que eles possuíam vida própria né? Seja bem-vindo à A Festa da Salsicha (Sausage Party, EUA, 2016). Sim, é uma produção destinada ao público adulto, uma verdeira comédia sem filtros.

Dentro de um supermercado, os alimentos sonham em serem escolhidos pelas pessoas e se mudarem para as casas dos compradores. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados! Quando uma salsicha descobre a terrível verdade, ela reúne outros alimentos com a tarefa de voltarem ao mercado e avisarem todos os colegas do risco que correm.

Apesar de baixo orçamento (U$ 19 milhões), é uma produção mainstream da mesma turma de A Entrevista (2014), É O Fim! (2013), Segurando as Pontas (2008) e Superbad! É Hoje (2007). Traduzindo, é criação da dupla Seth Rogen e Evan Goldberg que, juntamente com Kyle Hunter e Ariel Shaffir, assinam o roteiro do filme, que tem na direção Conrad Vernon e Greg Tiernan. Mas ainda assim, bem controversa.

Piadas de duplo/triplo (!?) sentido [dignas de 5o. série], drogas, palavrões e uma sequência de orgia entre alimentos inacreditável (da qual ri muito). Sim, é uma animação assumidamente tosca e totalmente uma viagem. Repetindo o aviso lá no primeiro parágrafo para ficar bem claro: esse não é um desenho animado para crianças.

Originalmente dublado por um time de peso, a produção conta com Seth Rogen, Kristen Wiig, Nick Kroll, Michael Cera, Salma Hayek, Paul Rudd, James Franco, Edward Norton e Jonah Hill. No Brasil, é a turma do Porta dos Fundos que dá vozes aos personagens da animação. Estão no elenco de vozes Gregorio Duvivier, Fábio Porchat, Thati Lopes, Rafael Portugal, Luis Lobianco, Karina Ramil, Gabriel Totoro e João Vicente de Castro, marcando a estreia dos quatro últimos como dubladores. Inclusive, os integrantes da trupe de comediantes do Porta dos Fundos são os responsáveis também pela adaptação do texto em sua versão dublada.

DVD Colorido (Preço sugerido: R$ 29,90) | Duração: 88 minutos | Formato de tela de filme: Widescreen 1.85:1 Anamórfico | Áudio: Inglês (DD 5.1), Português (DD 5.1) | Legendas: Inglês e Inglês (SDH), Português | Classificação indicativa: 16 anos | Bônus: A Cabine; The Great Beyond; A Apresentação do Projeto; Animação de Seth Rogen; Trailers