Em DVD e Blu-ray: Denzel Washington faz justiça com as próprias mãos em ‘O Protetor’

O-Protetor
“O Protetor” está disponível em DVD e Blu-ray (Foto: Sony)

O Protetor (The Equalizer, 2014) de Antoine Fuqua

O filme: ex-agente misterioso, Edward Woodward (Denzel Washington) trabalha para ajudar pessoas motivado pelas injustiças sociais do lugar em que vive. Capaz de fazer tudo para proteger inocentes, ele na verdade quer esquecer seu passado conturbado. A protegida da vez é Teri (Chloë Grace Moretz), jovem explorada sexualmente por mafiosos russos.

Porque assistir: baseado na série de televisão “The Equalizer” (1985~1989), a fita faz bem o esquema vingança/justiça com as próprias mãos, e é bem realizada.

Nas sequencias de ação, o sangue jorra sem aliviar. Denzel Washington, como de costume, sempre seguro em seu papel de justiceiro.

No elenco há ainda a jovem e talentosa Chloë Grace Moretz, de A Invenção de Hugo Cabret (2011), Sombras da Noite (2012), dos remakes Carrie – A Estranha (2013) e Deixe-me Entrar (2010), e das adaptações de HQ Kick-Ass 1 e 2 (2010; 2013).

Melhores momentos: quando Denzel Washington entra em ação pela primeira vez, ao cronometrar seus movimentos.

Pontos fracos: apesar das justificativas do protagonista como uma máquina de matar, principalmente na ação final há uma certa facilidade em cumprir sua vingança, além da esticada na história, que vai fisicamente até a Rússia. Talvez uns 15, 20 minutos a menos daria mais ritmo ao filme.

Na prateleira da sua casa: o astro Denzel Washington ganhou seu segundo Oscar, e o primeiro como ator principal no policial Dia de Treinamento (2001), e em O Protetor (2014) refaz a parceria de sucesso com o diretor Antoine Fuqua. Entre os créditos do cineasta estão Invasão à Casa Branca (2013), Atraídos Pelo Crime (2009), Atirador (2007), Rei Arthur (2004) e Lágrimas do Sol (2003).

Lançado em Blu-ray e DVD há ótimos extras, com os especiais “Nos Bastidores”; “Denzel Washington: Um Super-Herói Diferente”; “O Protetor na Visão do Diretor Antoine Fuqua”; “Meninas da Noite”; “Exército de Um Homem Só: Treinamento e Lutas”; “Home Mart: Cuidando dos Negócios”; “Uma Arma de Cada Vez”; Galeria de Fotos.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 7