Como um Chef (Comme un chef)

COMO-UM-CHEF
Como um Chef (FOTO: Califórnia Filmes/divulgação)

Como um Chef (Comme un chef/Le chef, 2012) de Daniel Cohen

O filme: Jacky Bonnot (Michael Youn) é um Chef autodidata, mas sabe preparar as mais difíceis e saborosas receitas do premiado Chef Alexandre Legarde (Jean Reno). Mas sem a formação ideal e com problemas de relacionamento nunca pára em restaurante nenhum.

Com a esposa grávida (Raphaelle Agogue), faz a promessa de aceitar o primeiro emprego que lhe aparecer. É contratado para ser pintor numa casa de repouso para idosos, mas não custa em ficar perto da cozinha.

Em paralelo, Legarde precisa apresentar um novo cardápio de Primavera para o restaurante do qual é sócio, mas, caso perca uma estrela de qualificação, perderá também a sociedade. Por uma jogada do destino prova da sopa de Jacky e o contrata, temporariamente para ajudá-lo no restaurante.

Porque assistir: um filme leve, divertido e que deixa o espectador com água na boca. Para quem gosta de gastronomia, poderá ser ainda mais saboroso.

Michael Youn e Jean Reno (de O Profissional, 1994; e Rios Vermelhos, 2000) tem uma boa sintonia, e cena em que se fantasiam para bisbilhotar o cardápio alheio é a maior prova disso.

Melhores momentos: as recriações das receitas de Legarde por Jacky. O dia a dia nas cozinhas, a visita ao restaurante modernoso do seu rival e o programa de TV com a receita ao vivo.

Na prateleira da sua casa: uma boa porção de comédia aqui, uma dose de dramaticidade ali e uma pitada de confusão familiar também. Tudo temperado com muita leveza e conduzido em fogo alto pelo diretor e roteirista Daniel Cohen. O resultado não chega a ser um prato exclusivo assinado por um chef, mas é um belo prato executivo, que sacia a fome de diversão e de bom entretenimento.

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   7