Coleção ‘Jack Ryan’ em Blu-ray

BD-e-DVD

Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October, 1990) de John McTiernan
Jogos Patrióticos (Patriot Games, 1992) de Phillip Noyce
Perigo Real e Imediato (Clear and Present Danger, 1994) de Phillip Noyce
A Soma de Todos os Medos (The Sum of All Fears, 2002) de Phil Alden Robinson

O filme:

1. Em 1984, o capitão do submarino mais moderno da URSS (Sean Connery), o Outubro Vermelho, desobedece ordens superiores e decide navegar em direção à América. Diante da possibilidade de um confronto nuclear em águas americanas, a CIA envia Jack Ryan (Alec Baldwin) para tentar impedir que pior aconteça.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 7

 

 

 

2. Em viagem de férias com a família em Londres, o analista da CIA, Jack Ryan (Harrison Ford) impede uma ação de terrorismo contra a família real, matando um integrante do Exército Republicano da Irlanda (IRA). Como vingança do terrorista Sean Miller (Sean Bean), Ryan e sua família se tornam o próximo alvo.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 8

 

 

 

3. O analista da CIA, Jack Ryan (Harrison Ford) é arrastado para uma guerra ilegal travada pelo governo dos EUA contra um cartel de drogas colombiano. Para tentar derrubar Felix Cortez (Joaquim de Almeida), o agente conta com o apoio de John Clark (Willem Dafoe), um agente especializada em operações secretas.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 7

 

 

 

4. Em uma de suas primeiras missões, o analista da CIA Jack Ryan (Ben Aflleck) é convocado por William Cabot (Morgan Freeman) para frustrar os planos de uma facção terrorista que ameaça provocar um conflito catastrófico entre os Estados Unidos e a Rússia. No suporte, o misterioso agente da CIA, John Clark (Liev Schreiber).

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 8

 

 

 

Porque assistir: urdidas pelo escritor Tom Clancy, as tramas de espionagem e ação protagonizadas pelo agente da CIA Jack Ryan são obras redondinhas. Dois thrillers trabalham com mais tensão (Caçada ao Outubro Vermelho e A Soma de Todos os Medos) e os outros dois investem mais na ação (Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato), mas nos quatro filmes existem o equilíbrio das características.

É importante ressaltar que, apesar da trama do livro A Soma de Todos os Medos se passar numa época posterior a de Perigo Real e Imediato, o cinema tratou de fazer uma adaptação na série. Após a recusa de Harrison Ford em voltar ao papel de Jack Ryan, os produtores decidiram revitalizá-lo. E assim, o roteiro de Paul Attanasio (indicado ao Oscar de roteiro adaptado por Donnie Brasco, 1997; e Quiz Show, 1994) e Daniel Pyne (o mesmo de Um Domingo Qualquer, 1999; e Um Crime de Mestre, 2007) fazem não apenas de A Soma de Todos os Medos uma das primeiras missões de Jack Ryan, interpretado por Ben Affleck, como o fazem conhecer sua esposa neste mesmo filme. Perfeito.

Então, caso queira assistir a ordem exata do tempo do personagem, siga com A Soma de Todos os Medos (2002), Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994). O novo Operação Sombra – Jack Ryan (2014), se passa antes de A Soma de Todos os Medos.

Na primeira aventura, a direção é do experiente John McTiernan, o mesmo de O Predador (1987), Duro de Matar (1988), Duro de Matar (3) – A Vingança (1995) e Thomas Crown – A Arte do Crime (1999).

Os dois filmes seguintes, estrelados por Harrison Ford, foram dirigidos por Phillip Noyce. Entre os principais filmes do diretor estão Salt (2010), O Americano Tranquilo (2002), O Colecionador de Ossos (1999) e O Santo (1997).

Phil Alden Robinson é o diretor do último filme do pack. Entre os títulos de sua filmografia, se destacam Quebra de Sigilo (1992) e Campo dos Sonhos (1989) – indicado ao Oscar de melhor filme e roteiro adaptado.

Melhores momentos:

1. O embate de inteligência e o primeiro encontro entre Jack Ryan e o Capitão soviético (Sean Connery), dentro do Outubro Vermelho.

2. A primeira sequência, que dança entre a preparação do ataque terrorista, ao momento em que Jack Ryan a impede.

3. O último terço, onde Jack Ryan une forças ao agente John Clarke e parte para a ação.

4. O estrago da explosão, principalmente por deixar de focar a explosão em si, para se voltar para as impressionantes consequências, mais especificamente em seus personagens principais.

Pontos Fracos:

1. Vendido como um filme de ação, mas sem ação. O produto é muito bom, mas o tom aqui é de tensão – e funciona como um jogo de xadrez.

2. Em alguns momentos deixa o jogo de inteligência de lado – especialidade do protagonista Jack Ryan – e investe mais num filme de vingança.

3. Com quase duas horas e meia, vinte minutos a menos faria um bem danado à fita.

4. Um pouco mais de John Clarke faria bem ao thriller.

Na prateleira da sua casa: o agente da CIA Jack Ryan foi protagonista de oito livros do escritor Tom ClancyCaçada ao Outubro Vermelho (1984), Jogos Patrióticos (1987), O Cardinal do Kremlin (1988), Perigo Real e Imediato (1989), A Soma de Todos os Medos (1991), Débito de Honra (1994), Ordem Executiva (1996) e Coelho Vermelho (2002). O misterioso John Clarke, que auxilia Ryan em algumas missões, foi personagem principal dos livros Sem Remorso (1993), Arco-íris Seis (1998) e O Urso e o Dragão (2000).

No cinema, Ryan foi interpretado por três atores diferentes nos quatro filmes do box. Ben Affleck em A Soma de Todos os Medos (2002), Harrison Ford em Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real Imediato (1994), e o primeiro, Alec Baldwin, em Caçada ao Outubro Vermelho (1990). Chris Pine será o quarto ator a interpretá-lo na fita Operação Sombra – Jack Ryan (2014).

Como o Oficial da Marinha americana, James Greer, James Earl Jones está em três filmes dos quatro (Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato). O misterioso John Clark, um agente especializada em operações secretas, está presente em dois filmes. Em A Soma de Todos os Medos é interpretado por Liev Schreiber, e em Perigo Real e Imediato por Willem Dafoe.

Extras: os quatro filmes lançados num box em Blu-ray, quanto num box relançado em DVD, estão disponíveis em edições especiais para colecionadores, com muitos extras, making of, entrevistas, especiais, cenas deletadas e muito mais, todos com legendas em português.