Baseado no livro de Nick Hornby, ‘Uma Longa Queda’ tem drama, romance e comédia

“Uma Longa Queda” (Foto: Califórnia Filmes)

Uma Longa Queda (A Long Way Down, 2014) de Pascal Chaumeil

O filme: quatro pessoas com planos suicidas – um entregador de pizza (Aaron Paul), um apresentador de programa de auditório (Pierce Brosnan), uma adolescente (Imogen Poots) e a mãe de uma criança com deficiência (Toni Collette) – pretendem pular do mesmo prédio na virada do Ano Novo. Juntos acabam encontrando forças para superar seus problemas pessoais e planejam uma viagem numa tentativa de curtir a vida.

Porque assistir: adaptado do livro de Nick Hornby, mesmo escritor de Alta Fidelidade (2000), Um Grande Garoto (2002) e autor do roteiro de Educação (2009), o filme mescla bem drama, comédia e romance. E o cara sabe escrever muito bem!

O tema suicídio é debatido de maneira adulta e cada personagem expõe suas mazelas de forma digna. Aaron Paul, Pierce Brosnan, Imogen Poots e Toni Collette surpreendem ao se distanciarem do tom melodramático apresentado inicialmente por seus personagens e alguma leveza aparece aos poucos. E faz muito bem à trama.

Melhores momentos: o encontro do alto do prédio – ponto de partida da obra; a visita à casa de Toni Collette e a revelação de sua ‘família’; a viagem do quarteto e as descobertas românticas de Aaron Paul e Imogen Poots.

Pontos fracos: sempre que a trama avança, o passado de Pierce Brosnam parece se distanciar do estilo da obra, e o núcleo se torna desigual dos demais.

Aaron Paul, Pierce Brosnan, Imogen Poots e Toni Collette

Na prateleira da sua casa: suicídio é um tema nefasto, pesado, mas a mão do diretor Pascal Chaumeil – aliado ao supra-sumo do roteiro, o livro de Nick Hornby – deixam o clima mais tranquilo.

O diretor já assinou outros filmes de tom parecido, Como Arrasar um Coração (2010) e Um Plano Perfeito (2012).

O ex-007 e meio canastrão, Pierce Brosnan não complica, Toni Colette (indicada ao Oscar de coadjuvante por O Sexto Sentido e de À Procura do Amor) é uma ótima atriz e mantém o nível e Sam Neill (Jurassic Park) faz uma boa participação.