As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)

As Aventuras de TinTim
As Aventuras de TinTim (FOTO: Sony/divulgação)

 

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 2011) de Steven Spielberg

O filme: a aventura apresenta o jornalista TinTim (Jamie Bell, sempre na companhia de seu cachorro Milu, uma graça) envolvido no Segredo do Licorne, um navio naufragado há anos e que envolve seu descendente direto, o Capitão Haddock (Andy Serkis, perfeito) e um ambicioso caçador de tesouros Rackhan (Daniel Craig, dando uma de malvado).

Porque assistir: baseado nos quadrinhos de Hergé, o personagem Tintim, outrora inspiração ao próprio Spielberg e Lucas para criarem o personagem de Indiana Jones, se transforma numa aventura impressionante, de alma completamente divertida e de ritmo acelerado.

Melhores momentos: produzido belissimamente em captura de movimentos, a adaptação animada não teria melhor representação senão num desenho repleto de movimentos, cores, formas, som e muita, mas muita diversão. Vencedor do Globo de ouro de melhor animação a obra (tecnicamente perfeita) traz ainda a bela trilha do mestre John Williams (mais uma vez indicado ao Oscar).

Pontos fracos: talvez um tom excessivamente fantasioso, que permite o seu protagonista algo próximo da imortalidade/invencibilidade.

Na prateleira da sua casa: em 2011, Steven Spielberg dirigiu dois filmes distintos, o sério Cavalo de Guerra (indicado ao Oscar de melhor filme) e a diversão Tintim (trilha). Mas essa não foi a primeira vez; Em 2005: o dramaço histórico Munique (concorreu ao Oscar de melhor filme e direção) e a superprodução Guerra dos Mundos (concorreu à Oscar técnicos); Em 1997: o histórico e sério Amistad (concorreu à quatro Oscar, incluindo ator coadjuvante) e o sucesso de bilheteria; Mundo Perdido – Jurassic Park (concorreu como melhor efeito especial); Em 1993: Spielberg (finalmente) ganhou o Oscar de melhor filme e diretor no drama de guerra (e histórico) A Lista de Schindler e no mesmo ano ganhou vários Oscar técnicos com a diversão Jurassic Park.

Aventura cinematográfica, literalmente, a animação de Steven Spielberg é de encher os olhos, divertir a mente e afagar o coração cinéfilo. TinTim é cinema em estado puro. E que venha o próximo.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 9