As Sessões (The Sessions)

as-sessoes1
‘As Sessões’ em Bluray (FOTO: Fox/divulgação)

As Sessões (The Sessions, 2012) de Ben Lewin

O filme: A história de Mark O’Brien (John Hawkes), um homem que viveu a maior parte de sua vida em um pulmão de ferro e está determinado – aos 38 anos – a perder sua virgindade. Com a ajuda de seu terapeuta e a orientação de seu padre Brendan (William H. Macy), ele se propõe a tornar seu sonho uma realidade.

Porque assistir: baseado na história real do poeta Mark O´Brien, o roteiro teve como base seus escritos e relatos da sua vida, a dramédia (até romântica) o recorta momentos da sua vida entre o final dos anos 70 até meados dos anos 90.

Uma belíssima interpretação não apenas de Helen Hunt – indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, mas também de John Hawkes, na pele de O´Brien. Uma atuação menos como corpo e mais com a alma.

No elenco de apoio uma grande presença de William H. Macy, com o padre, amigo e confidente, Moon Bloodgood, a cuidadora mestiça, e a bela Annika Marks, como a doce Amanda.

Melhores momentos: os ‘envolvimentos amorosos’ de Mark O´Brien, de uma lábia doce e intenções bonitas, e suas conversas/confidências com o Padre Brendan. 

Contudo, o momento mais emocionante se dá quando o “Poema de Amor para Ninguém em Particular” é revelado. Lindo demais.

Pontos fracos: pode afastar os mais retos como teor sexual da obra, que traz situações e possibilidades incomuns – como a utilização de uma terapeuta sexual (Helen Hunt) e suas seis sessões profissionais com os pacientes.

Na prateleira da sua casa: Helen Hunt se entrega, muito além de corajosamente exibir seu corpo nu em muitas cenas, se entrega de corpo e, principalmente, alma.

Na direção e adaptação do texto, a sutileza de Ben Lewin, que, diante de um substrato tão pesada transforma sua história num resultado irreverente e belo.

Termo vetor   segunda versão   DEITADA   9

Extras do Bluray:

Uma sessão como elenco, diretor e produção: roteirista/diretor Ben Lewin, Helen Hunt, elenco e produção conversam sobre os detalhes da história de ‘As Sessões’; Cenas excluídas; Featurettes; Trailer de cinema.