As Aventuras de Pi (2012)

as-aventuras-de-pi
As Aventuras de Pi (FOTO: Fox/divulgação)

As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012) de Ang Lee

O filme: conheça a história de Pi, que já é curiosa a partir do seu nome de batismo. Piscine Molitor, uma homenagem a piscina parisiense preferida de seu tio – e como o próprio o ensinou a nadar (fato que salvou sua vida).

Depois acompanhamos a forma inventiva que se livrou do bullying por conta do seu nome, sua inclinação a todas as religiões possíveis (“porque eu não posso acreditar em todas elas?”) e claro, como sobreviveu a um naufrágio por 227 dias.

Sim, um naufrágio, pois seu pai tem um zoológico na Índia, e por uma proposta melhor decide vendê-la nos EUA e viaja com os animais pelo oceano. E o tal naufrágio muda tudo. Tudo.

Porque assistir: após o naufrágio a história centra na relação entre Pi e um tigre, Richard Parker, que tentam sobreviver dentro de um pequeno barco à deriva no mar.

Começa uma jornada pelo autoconhecimento, cheia de descobertas, ainda mais plástica em 3D. A contemplação de Lee continua no céu refletido no mar e o mar refletido no céu, numa espécie de espelho da natureza, da vida, do mundo… Águas vivas fosforescentes proporcionam mais um espetáculo ao pintar a tela de vida.

Melhores momentos: são imagens incríveis e um som que nos coloca dentro do desastre, sensitivamente. E Ang Lee (vencedor do Oscar de melhor direção) apresenta duas das maiores sequências da sua bela obra com detalhes técnicos impressionantes, e o melhor, em total sintonia com sua história.

Desde Titanic (1997) não via um naufrágio tão espetacular no cinema, tanto quanto eu não consigo lembrar uma tempestade no mar tão esplendorosa na tela grande quanto em Mar em Fúria (2000). São ondas gigantes, animais tentando se salvar e sequências incríveis. Além da convivência com Richard Parker, inacreditavelmente sensacional. E humana.

Pontos fracos: assistir em 2D, pois se perde o poder da imersão das imagens. Das qualidades do filme nada tenho contra.

Na prateleira da sua casa: seja de fora para dentro ou de dentro para fora a aventura, a odisseia de PI transpassa a ideia de apenas impressionar aos olhos.

A obra toca o coração, engradece a alma e mexe com a mente com a bela história, quer você acredite nela ou não.

Sim, são muitos fatos para absorver… A vida se torna um ato de desapego e nunca podemos nos despedir. Não dá tempo. Viva essa aventura, inesquecível e cinematográfica.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 9

 

Extras:

Depoimento de James Cameron

Blu-ray e DVD com extras especiais

– A Jornada Épica de um Cineasta; 
– Uma Visão Notável;
– Brilha, Brilha, Grande Tigre; 
– Galeria;
– Storyboards/A Importância de Saber Contar Histórias.