Aliança do Crime (Black Mass, 2015) de Scott Cooper
Desde 2004, com Em Busca da Terra do Nunca, Johnny Depp não entregava uma interpretação tão precisa. O ator impressiona ao se transformar fisicamente em James ‘Whitey’ Bulger. Na trama de Aliança do Crime (Black Mass, 2015) de Scott Cooper, ele evolui de um criminoso comum a um dos “poderosos chefões” do crime nos EUA entre os anos 70 e 80.
Antes de se transformar em ‘Whitey’ Bulger, Depp estrelou uma lista de filmes que variam entre o sucesso de público (A Fantástica Fábrica de Chocolate, 2005; Alice no País das Maravilhas, 2010) e o de crítica (Inimigos Públicos, 2009; Sweeney Todd, 2007). Houve espaço também para fracassos merecidos (O Cavaleiro Solitário, 2013; Transcendence: A Revolução, 2014; MortedCai: A Arte da Trapaça, 2014) e uma participação clichê (Caminhos da Floresta, 2014).
Aliança do Crime começa nos anos 70, e passa na região sul de Boston. Na trama, o agente especial do FBI John Connolly (Joel Edgerton) convence o mafioso irlandês “Whitey” Bulger (Johnny Depp) a colaborar com o FBI a fim de eliminar um inimigo em comum para as duas partes: a máfia italiana. A produção, baseada em uma história real, conta como ocorreu essa inusitada união, que, ao sair de controle, permitiu que Bulger descumprisse leis impunemente enquanto consolidava seu poder, tornando-se um dos gângsteres mais cruéis e perigosos da história dos EUA.
A produção teve o desafio de representar o lado pessoal dos criminosos de Boston da década de 1970. “Essas pessoas viveram em uma comunidade muito pequena, todos se conheciam e a linha entre a vida pública e privada fica nebulosa por causa da proximidade”, aponta Benedict Cumberbatch, que representa o poderoso senador Billy Bulger. “A humanização do gângster não está tentando brincar com o ponto de vista do público, mas sabemos que não é apenas sobre grandes tiroteios, tem uma realidade doméstica”, destaca o ator.
Além da notável transformação de Johnny Depp (indicado ao Oscar de melhor ator por Sweeney Todd, 2007; Em Busca da Terra do Nunca, 2004; e Piratas do Caribe: A Maldição Pérola Negra, 2003), o elenco ainda contém nomes fortes. Joel Edgerton (O Presente, 2015; O Êxodo, 2014) é o agente do John Connolly do FBI, Kevin Bacon (Apollo 13, 1995) está no papel do agente Charles McGuire, Benedict Cumberbatch (indicado ao Oscar de melhor ator por O Jogo da Imitação, 2014) representa o senador Billy Bulger. Na direção, Scott Cooper, o mesmo de Coração Louco (2009) e Tudo por Justiça (2013).
O conteúdo de extras (DVD & BD) é como um arquivo do FBI e vem completinho. Entre eles há um especial e bastidores da transformação de Johnny Depp em Whitey Bulger, comentários de membros da produção e do elenco sobre a história e relatos de policiais sobre a caça ao gângster na década de 1980, batizado “Aliança do Crime: quanto mais infiltrado, pior o crime”.
O Blu-ray de Aliança do Crime traz também uma cópia digital do filme, que pode ser resgatada online utilizando um código presente dentro da embalagem do produto. Esta cópia permite que o consumidor assista ao longa-metragem em qualquer dispositivo – TV, computador, tablet ou smartphone –, basta fazer o download do conteúdo seguindo as instruções da embalagem.
Caso não queira aguardar a conclusão do download, é possível também assistir ao filme de imediato, via Streaming. A Cópia Digital está inclusa nos Blu-rays Warner Bros. indicados com um selo na capa.
O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrita por Dick Lehr e Gerard O’Neill. Clássico caso de veja o filme e leia o livro (Editora Intrínseca). Aliança do Crime agora pode ser encontrada nas lojas em DVD (R$ 39,90), Blu-ray (R$ 69,90) e Digital HD para alugar (VOD) ou comprar (EST), disponível no NET NOW, Cine SKY, iTunes Store, Google Play, PlayStation Store, XBOX Store, Vivo Play, Looke, Oi TV, entre outros.