‘A Última Tentação de Cristo’ (The Last Temptation of Christ, 1988)

A Última Tentação de Cristo em Blu-ray (FOTO: Paramount)

A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ, 1988) de Martin Scorsese

O filme: de uma ótica um pouco diferente do que é contada na Bíblia, a vida de Jesus Cristo (Willem Dafoe), é recontada, numa jornada pela vida e como ele enfrenta as lutas por todos os seres humanos, além de sua tentação final e crucificação.

Porque assistir: Mais uma obra contundente de Martin Scorsese (de Ilha do Medo, 2010), baseado no polêmico romance de Nikos Kazantzakis, adaptado por Paul Schrader, o mesmo de Taxi Driver (1976).

O drama destila sobre o desejo humano de Jesus e a sua relação carnal com Maria Madalena (Barbara Hersey). Na trama há espaço também para o relacionamento com seus apóstolos, Judas (Harvey Keitel) e Pôncio Pilatos (David Bowie), e claro, seus sacrifícios.

Melhores momentos: todas que envolvem Cristo e Maria Madalena, e claro, a crucificação.

Pontos fracos: não é um filme anti-católico, mas há um tom muito mais de realidade, distante do bíblico. Não é uma falha, é o que o filme é, e assim pode desagradar aos religiosos mais fervorosos.

Na prateleira da sua casa: drama concorreu ao Oscar de melhor direção (Martin Scorsese) e ganhou o prêmio da crítica no Festival de Veneza. Indicado também ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante (Barbara Hersey) e trilha sonora (Peter Gabriel).

Um dos maiores nomes do cinema em todos os tempos, Martin Scorsese ganhou o Oscar de melhor filme e direção por Os Infiltrados (2006), o Globo de Ouro de melhor diretor por Gangues de Nova York (2002) e A Invenção de Hugo Cabret (2011), Palma de Ouro em Cannes por Taxi Driver (1976) e Depois de Horas (1985).

Sua edição em Blu-ray contém dois extras, uma entrevista (de cerca de 15 minutos) com seu diretor, Scorsese, que esclarece sua visão do filme e tenta dissipar o ter polêmico do longa, e o trailer de cinema.