“A Colina Escarlate” é um suspense elegante narrado em tom fantástico

A Colina Escarlate (Crimson Peak, 2015) de Guillermo DelToro

Existe romance de horror? Na ótica do premiado cineasta Guillermo del Toro, sim. E com muita elegância.

Após uma tragédia familiar, a aspirante a escritora fica em dúvida entre o amor de um amigo de infância e um misterioso jovem. Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina.

Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith. A casa, que fica em uma colina escarlate, respira, sangra… e lembra de tudo que já aconteceu ali.

Orquestrado em tom fantástico pelo fantástico Guillermo del Toro – o mesmo dos incríveis A Espinha do Diabo (2001), O Labirinto do Fauno (2006) e Círculo de Fogo (2013) – é também lindo visualmente. Há romance (Mia Wasikowska e Tom Hiddleston), e como é crível a sua evolução, há terror, pois é um filme de uma “casa mal assombrada”, mas com muito charme e até delicadeza.

A trinca principal alicerça a trama com muita dignidade. Mia Wasikowska é a mocinha, doce até a alma. Perfeito, Tom Hiddleston é um ser dúbio, em busca de uma salvação, quer ela seja seu fim ou não. E Jessica Chastain (linda e talentosa) é fria e calculista, na medida certa.

É mais fantástico que qualquer coisa, causa sustos em tons leves e se transforma em um suspense bonito. Poderia até ser mais aterrorizante, mas ainda assim o resultado final é delicioso.

Colina Escarlate

No DVD (preço sugerido R$ 39,90) e Blu-ray (preço sugerido R$ 69,90) há extras que complementam bem o filme. São cinco cenas excluídas; os especiais Eu Me Lembro da Colina Escarlate – O Corredor Gótico / A Área de Serviço / As Minas de Argila Vermelha / A Névoa do Set do Limbo (19:30), A Cartilha do Romance Gótico (5:36), A Luz e Sombra da Colina Escarlate (7:53), Gótico Sob Medida (8:58), Uma Coisa Viva (12:11), Cuidado com a Colina Escarlate (7:51), e Fantasmas Escarlates (7:02). Há também comentários do filme com o co-roteirista e diretor Guillermo Del Toro (com legendas somente em inglês).