80 anos de Robert Redford em 8 filmes essenciais

Nesta quinta-feira de 18 de agosto de 2016, o ator, diretor e produtor americano Robert Redford completa 80 anos. Criador de um dos maiores festivais do cinema independente do mundo, o Sundance, Redford tem além do Oscar, outros 34 prêmios internacionais, e mais 48 indicações distribuídos em seus 43 créditos como produtor, 76 como ator e outros 10 na função de diretor.

E, para quem quiser acompanhar e curtir a data junto do astro, separamos oito filmes essenciais do americano, vencedor do Oscar de melhor filme e diretor por Gente Como a Gente (1980).

1. Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969): dois amigos inseparáveis, Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram um grupo de malfeitores e vivem de assaltar trens e bancos. Quando passam a ser procurados por todo o país, resolvem fugir para a Bolívia. Mas essa decisão não lhes proporcionará nem grandes assaltos, nem uma vida mais tranquila.

2. Todos os Homens do Presidente (All The Presidents Men, 1976): em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon.

3. Golpe de Mestre (The Sting, 1973): na Illinois de 1936, dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um chefão e embolsam uma grana alta. Mas isto não fica por assim, pois o chefe da quadrilha decide se vingar e mata um daqueles que lhe aplicaram o golpe. Porém, o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro, sendo que ambos decidem aplicar no criminoso um tremendo conto do vigário, que abalará tremendamente as finanças do tal chefão mafioso. Vencedor de sete Oscar, incluindo melhor filme.

4. Até o Fim (All Is Lost, 2013): um navegador experiente (Robert Redford) está viajando pelo Oceano Pacífico, quando uma colisão com um contâiner leva à destruição parcial do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu destino.

5. Entre Dois Amores (Out of Africa, 1985): o romance conta a vida da baronesa Karen (Meryl Streep), dona de uma plantação de café, que precisa administrar um casamento por conveniência, a paixão por Denys (Robert Redford), um aventureiro aristocrata inglês, e complicações em sua colheita. Vencedor de sete Oscar, incluindo melhor filme e diretor.

6. Três Dias de Condor (Three Days of the Condor, 1975): agente da C.I.A., Joseph Turner (Robert Redford) usa o codinome Condor, e a equipe a qual faz parte apenas lê livros e imagina possíveis situações que podem ser usadas pela C.I.A. Um dia ele vai comprar comida, mas como chovia sai por uma “saída secreta” em vez de sair pela porta da frente. Ao retornar, vê que todos os seus colegas de trabalho tinham sido mortos. Apavorado, pois não é um agente de campo, liga para seu chefe, que diz que logo vão resgatá-lo. Porém na hora tentam matá-lo, mas Turner escapa ileso. Sem saber o que fazer, acaba sequestrando Kathy Hale (Faye Dunaway), uma fotógrafa, e vai para o apartamento dela, pois precisa de um lugar que ninguém da C.I.A. conheça enquanto tenta entender por qual razão querem vê-lo morto.

7. Gente Como a Gente (Ordinary People, 1980): um dos filhos da família Jarrett, de classe média alta, morre precocemente em um acidente. Conrad (Timothy Hutton), irmão da vítima, se considera responsável pelo ocorrido, tenta o suicídio e está em tratamento psiquiátrico. Conrad nunca foi o preferido da mãe, Beth (Mary Tyler Moore), que faz questão de manter as aparências para não dar a entender que a unidade familiar foi quebrada, enquanto Calvin (Donald Sutherland), o pai, tenta solucionar o conflito. Vencedor de quatro Oscar, incluindo melhor filme e diretor (para Robert Redford).

8. Conspiração & Poder (Truth, 2015): a produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett) suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo lendário Dan Rather (Robert Redford). Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem. DVD disponível no Brasil pela Mares Filmes.

Telecine Cult & Telecine Play

Butch Cassidy, Entre Dois Amores ganham uma sessão especial e serão exibidos em sequência, a partir das 19h50, no Telecine Cult, no dia 18. Os dois filmes podem ser conferidos também no Telecine Play.