5º Olhar de Cinema homenageia Luiz Sérgio Person em mostra

No ano em que completaria 80 anos, 40 após sua morte, quem volta às telas é o incansável realizador Luiz Sérgio Person. Ele foi o nome escolhido para compor a mostra Olhar Retrospectivo, na 5ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 8 a 16 de junho na capital paranaense.

Eclético, Person filmou grandes clássicos do cinema nacional como São Paulo S/A e O Caso dos Irmãos Naves, ambos selecionados na programação do festival, mas se destacou pela variedade que imprimiu em sua obra, que, apesar de ser alheia a movimentos bem determinados, aproveita-se do que o cinema oferece, seja do neorrealismo italiano a pornochanchada ou do cinema de gênero ao biográfico.

Todo esse ecletismo pode ser percebido na seleção da mostra Olhar Retrospectivo que conta ainda com os filmes Trilogia do Terror, assinado por Person junto com Ozualdo Candeias e José Mojica Marins, Panca de Valente e Cassy Jones – O Magnífico Sedutor. Além dos curtas L’ottimista sorridente e Al ladro, realizados enquanto Person cursava direção no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma.

Além das exibições, o Olhar de Cinema traz a Curitiba a viúva e as filha do diretor, Regina Jeha, Marina e Domingas Person que conversaram com o público sobre a obra e o cineasta.

Walmor Chagas e Darlene Glória em “São Paulo S/A”

Sobre os longas-metragens

São Paulo S/A (1965) | Direção: Luiz Sérgio Person | Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Darlene Glória, Ana Esmeralda, Otello Zeloni, Etty Fraser, Sérgio Hingst

No final dos anos 50, com a instalação de indústrias automobilísticas no Brasil, Carlos começa a trabalhar em uma grande empresa. Pouco tempo depois, aceita um cargo em uma fábrica de auto-peças e logo vira gerente. Logo ele se vê como um chefe de família que trabalha muito, ganha muito, mas está insatisfeito.

O Caso dos Irmãos Naves (1967) | Direção: Luiz Sérgio Person | Com: Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, Sérgio Hingst, John Herbert, Lélia Abramo, Cacilda Laniza, Julia Miranda, Hiltrud Holz

O filme conta a história verídica dos irmãos Joaquim e Sebastião Naves, de Araguari, que foram injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo. Depois de presos e torturado, foram obrigados a confessar um crime que não cometeram.

Trilogia do Terror (1968) | Direção: Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person, José Mojica Marins | Com: Lucy Rangel, Regina Célia, Durvalino de Souza, Lima Duarte, Cassilda Lanuza, Waldir Guedes, Carlos Alberto Romano, Mário Lima, Vany Miller, Nelson Gasparini

Os três diretores contam três história de terror adaptadas da série televisiva Além, Muito Além do Além. Person assina o segmento Procissão dos Mortos, onde um um homem simples é o único na sua cidade com coragem para enfrentar os guerrilheiros fantasmas que aparecem durante a madrugada.

Panca de Valente (1968) | Direção: Luiz Sérgio Person | Com Átila Iório, Marlene França, Jofre Soares, Tony Vieira, Bibi Vogel, Cacilda Lanuza

Depois que o delegado de Espalha Brasa é assassinado, os bandidos exigem que o atrapalhado Jerônimo fique em seu lugar.

Cassy Jones, o Magnífico Sedutor (1972) | Direção: Luiz Sérgio Person | Com Paulo José, Sandra Bréa, Sônia Clara, Glauce Rocha, Hugo Bidet, Grande Otelo, Carlos Imperial, Gracinda Freire, Suzana Gonçalves, Henriqueta Brieba, Ilva Niño, Tatiana Leskova

Neste último filme realizado por Person, Cassy Jones é um mulherengo que começa a se sentir incomodado pelo assédio feminino.

Serviço:

5º Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5a. edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas.

Site: www.olhardecinema.com.br

Data: de 8 a 16 de junho

Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)

Rua Comendador Araújo, 731 – Batel

Curitiba-PR

Shopping Novo Batel

Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel

Curitiba-PR