50 anos da morte de JFK: 10 filmes sobre Kennedy

50-anos-da-morte-de-JFK---

 

10.

(Running Against the Time, 1990): um filme para TV modesto, mas muito eficiente e divertido. O professor de História David Rhodes nunca conseguiu superar a morte de seu irmão mais velho, em 1966, no Vietnã. Quando descobre que um cientista criou uma máquina do tempo, ele se coloca como cobaia e viaja de volta ao tempo para salvar a vida do presidente Kennedy, e, para isso, impedir que a guerra do Vietnã não ocorra. mas as coisas não saem como esperado…

 

9. Bobby (2006): não é exatamente um filme sobre Kennedy, mas vale pelo contexto histórico, pois o clima da tristeza e descrença por perder JFK ainda pesava. O drama mostra a vida de 22 personagens que estavam no hotel no momento do assassinato do seu irmão, então candidato a presidência, em 1968, Bobby Kennedy.

8. Ruby (1992): as teorias conspiratórias que cercam o assassinato de JFK a partir da perspectiva de Jack Ruby, dono de uma decadente clube de strip em Dallas. Um informante do FBI que tem contatos com a máfia mafioso, mas que acaba por matar Lee Harvey Oswald, apontado como assassino de JFK.

7. Nixon (1995): um filme biográfico sobre Richard Nixon, mas também sugere algum tipo de responsabilidade, real ou imaginário, que o Presidente sentia em relação ao assassinato de JFK. O que implica que a invasão autorizada por Nixon na “Baía dos Porcos”, o durante seu mandato como vice-presidente se tornaram um espiral de acontecimentos para culminar no assassinato e Watergate.

6. J. Edgar (2011): biografia de J.Edgar Hoover, o homem que mandou no FBI durante 48 anos. Dentro desse período, há investigações acerca da vida (como o envolvimento com Marilyn Monroe — que teria sido assassinada por um complô armado pelos Kennedys) e assassinato de JFK e supostos complôs, além do uso e controle de informações privilegiadas de oito presidentes e 18 secretários (ministros) de Justiça.

5. As Barreiras do Amor (Love Field, 1992): a vida de dona de casa Lurene Hallett (Michelle Pfeiffer) gira em torno de Jacqueline Kennedy e de JFK. Arrasada quando o Presidente Kennedy é baleado poucas horas depois de vê-lo chegar em Dallas, decide ir ao enterro, em Washington, DC, apesar de a proibição de seu marido. Na viagem de ônibus faz amizade com Jonell e a jovem filha, ambos negros.

4. Watchmen – O Filme (Watchmen, 2009): Watchmen é um grupo de heróis que trabalha para os governos americanos e ajuda a manter a paz mundial. Logo em sua belíssima abertura, há uma nova versão ao assassinato de JFK. Baseado na única Graphic Novel (HQ) que está na lista dos 100 livros mais importantes da história da revista Time.

3. Na Linha de Fogo (In The Line of Fire, 1993): baseado numa história original, o filme usa o fato histórico do assassinato de JFK para introduzir sua história. Clint Eastwood é um agente secreto do governo que estava no fatídico dia em Dallas, em 1963, e que hoje luta para continuar protegendo o atual Presidente americano, ameaçado por um psicopata que provoca o veterano com jogos psicológicos.

2. Treze Dias que Abalaram o Mundo (Thirteen Days, 2000): notável thriller político que relata a complicada crise dos mísseis cubanos, em 1962, entre os EUA e a URSS. Sua história é contada sob a ótica de um dos principais assessores políticos (Kevin Costner) do Presidente Kennedy (Bruce Greenwood).

1. JFK – A pergunta que não quer calar (JFK, 1991): afinal, houve ou não uma conspiração para matar JFK? A obra-prima de Oliver Stone toma posição que sim e se assume como uma investigação profunda sobre o caso, com interrogações até hoje não respondidas. Uma aula de cinema dentro de um contexto histórico rico e atemporal.