17 filmes nerds que marcaram o cinema

A Rede Social (The Social Network, 2011) de David Fincher | Sinopse: em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), estudante de analista de sistemas em Harvard, olha pro computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Scott Pilgrim Vs. o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, 2010) de Edgar Wright | Sinopse: Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winestead), por quem se apaixona perdidamente. Só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto, ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

Zumbilândia (Zombieland, 2009) de Ruben Fleischer | Sinopse: a população foi infectada por um vírus que os transformam em zumbis. Entre os poucos não infectados estão Columbus (Jesse Eisenberg), que deseja voltar para sua cidade natal na esperança de encontrar seus pais ainda vivos. No caminho pega carona com Tallahassee (Woody Harrelson), que aniquila zumbis à caminho da Flórida. Ao parar em uma mercearia, encontram as irmãs Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin), e iniciam uma nova jornada de sobrevivência.

Superbad: É Hoje! (Superbad, 2007) de Greg Mottola | Sinopse: Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill) são amigos inseparáveis, que estão terminando o colegial. Eles vão para faculdades diferentes e, desta forma, são obrigados a se separar. Evan é amável, esperto e normalmente aterrorizado com o que acontece à sua volta, enquanto que Seth é desbocado, frívolo e obcecado pela sexualidade. Cada um de sua forma, eles precisarão superar suas frustrações com as mulheres no fim desta fase de suas vidas.

Juno (Idem, 2007) de Jason Reitman | Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer.

Rebobine, Por Favor (Be Kind Rewind, 2008) de Michel Gondry | Sinopse: Jerry Gerber (Jack Black) decide sabotar a usina elétrica de sua cidade. Para tanto ele conta com a ajuda do seu melhor amigo, Mike (Mos Def), que trabalha em uma antiga locadora que apenas aluga fitas VHS. Na ação, Jerry leve um grande choque e fica magnetizado. Ao entrar na locadora, desmagnetiza todos os filmes. Com o dono do local, Elroy Fletcher (Danny Glover) viajando, a dupla decide refazer/rodar os filmes por conta própria de forma artesanal.

Napoleon Dynamite (Napoleon Dynamite, 2008) de Jared Hess | Sinopse: o jovem Napoleon Dynamite (Jon Heder) leva uma vida pacata e solitária. Vivendo em uma pequena cidade, sem nenhum amigo no colégio, o rapaz passa boa parte do seu tempo sozinho ou desenhando um animal híbrido que ele inventou. Ele vive com o tio e com irmão, que também se acostumaram a ignorá-lo. Porém, sua sorte muda quando Napoleon conhece Pedro (Efren Ramirez), que o desperta para a vida.

O Virgem de 40 Anos (The 40 Year Old Virgin, 2005) de Judd Apatow | Sinopse: Andy Stitzer (Steve Carell) é um homem de 40 anos que possui um bom emprego, um apartamento próprio e mantém uma coleção de bonecos e revistas em quadrinhos. Porém, apesar da idade, Andy permanece virgem. Ele nem dá muita importância para isso, mas seus amigos não se conformam. Decididos a fazer com que Andy perca a virgindade, eles tentam fazer com que Trish (Catherine Keener), uma mãe solteira que também tem 40 anos, se torne sua parceira.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005) de Garth Jennings | Sinopse: após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur Dent (Martin Freeman) descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Então só resta pegar carona em uma nave espacial que está de passagem, quando ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Ghost World – Aprendendo a Viver (Ghost World, 2001) de Terry Zwigoff | Sinopse: depois de terminarem o colegial, Enid (Tora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) debruçam-se sobre o que vão fazer da vida, considerando arranjar empregos e morar juntas num apartamento. Mas as realidades da vida adulta parecem querer afastá-las. Enid se envolve com Seymour (Steve Buscemi), um colecionador de discos antigos sem vida social, enquanto Rebecca tenta levar mais a sério a sua ‘vida normal’. As dificuldades de integração no mundo dos adultos é tratada como uma história em quadrinhos de forma irônica, com roteiro baseado em um gibi underground de Daniel Clowes.

American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie, 1999) de Paul Weitz, Chris Weitz | Sinopse: às vésperas do baile de formatura, quatro amigos virgens – Jim (Jason Biggs), Kevin (Thomas Ian Nicholas), Oz (Chris Klein) e Finch (Eddie Kaye Thomas) – fazem um pacto para perder a virgindade, custe o que custar, nas 24 horas seguintes.

Três é Demais (Rushmore, 1998) de Wes Anderson | Sinopse: na tradicional escola Rushmore, Max Fischer (Jason Schwartzman) é um ótimo aluno em atividades extracurriculares, mas tem notas baixas em todas as matérias. Seu boletim começa a ameaçar sua vaga na escola e, com sua vida desmoronando à sua volta, ele se torna amigo de Herman Blume (Bill Murray), um magnata que atravessa uma depressão. Max se apaixona por Rosemary Cross (Olivia Williams), uma professora que tinha ficado viúva um ano atrás, mas há dois problemas: Rosemary acha que Max muito novo para ela e, além disto, Herman se apaixona por Rosemary e os dois se envolvem.

O Balconista (Clerks, 1994) de Kevin Smith | Sinopse: Um dia surrealista na vida de Dante (Brian O’Halloran), balconista de loja de conveniência que vive às voltas com duas namoradas, um colega cínico e uma série de excêntricos clientes. Eles incomodam clientes, discutem filmes e jogam hóquei no telhado da loja.

A Vingança dos Nerds (The Revenge of the Nerds, 1984) de Jeff Kanew | Sinopse: cansados das ofensas dos alunos populares da faculdade, dois calouros (Robert Carradine e Anthony Edwards) decidem se vingar criando a fraternidade Lambda Lambda Lambda, voltada para os nerds, alunos mais inteligentes, contudo sem tato social.

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984) de Ivan Reitman | Sinopse: uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia com o sobrenatural por dinheiro. Até que eles precisam salvar Nova York da destruição total.

Jogos de Guerra (War Games, 1983) de John Badham | Sinopse: David Lightman (Matthew Broderick) é capaz de quebrar os mais avançados sistemas de segurança de computadores do mundo e acaba entrando no sistema do Departamento de Defesa dos EUA onde, sem querer, inicia conflito que pode levar à 3a. Guerra Mundial.

Tron: Uma Odisseia Eletrônica (Tron, 1982) de Steven Lisberger | Sinopse: quando o talentoso engenheiro de computação, Kevin Flynn (Jeff Bridges) descobre que Ed Dillinger (David Warner), um executivo da sua empresa, está roubando seu projeto, ele tenta invadir o próprio sistema. No entanto, Flynn é transportado para o mundo digital em um programa antagônico em que terá de sobreviver e viver uma odisseia eletrônica.