93

1. Voo United 93 (United 93, 2006) de Paul Greengrass: o mundo estava com os olhos vidrados na colisão das torres gêmeas. No mesmo dia o voo da United Airlines 93 também era parte do plano e foi sequestrado. E exatamente o que aconteceu nesse voo é o que assistimos (perplexos) nos 111 minutos hipnotizantes da película.

2. A Hora Mais Escura (Zero Darky Thirty, 2012) de Kathry Bigelow: após o atentado de 11/9, os EUA inciam uma caçada para matar Osama Bin Laden. Uma viagem violenta, tensa e extremamente recompensadora. Acompanhamos as investigações, as torturas e a operação de forma magistral.

dvd-original-do-filme-fahrenheit-11-de-setembro

3. Fahrenheit 11 de Setembro (2004) de Michael Moore: documentário que traça as relações perigosas entre os negócios da família de George W. Bush e a milionária família de Bin Laden. Sua investigação dá pistas sobre as verdadeiras razões que têm impulsionado o governo Bush a invadir o Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003.

4. Torres Gêmeas (World Trade Center, 2006) de Oliver Stone: durante o atentado de 11 de Setembro de 200, o que acompanhamos são informações desconexas, pessoas desesperadas e o caos instala-se nas ruas da cidade. O que vale aqui é o drama de dois homens presos aos escombros do World Trade Center, e tudo que é percebido vêm dos olhos de quem vivenciou toda a história real.

5. Zona Verde (The Green Zone, 2010) de Paul Greengrass: um oficial do exército americano, um agente da CIA e uma jornalista descobrem da pior maneira todas as mentiras bélicas do governo Bush… No meio da guerra do Iraque no pós 11/09, quando o governo americano invade o Iraque como a justificativa de procurar armas químicas de destruição em massa, e derrubar um governo ditatorial.

Poster Fair Game.indd

6. Jogo de Poder (Fair Game, 2010) de Doug Liman: é a história real de uma agente secreta da CIA que teve sua identidade levada ao público de forma misteriosa, na época da fracassada operação de encontrar armas de destruição em massa no Iraque. A ação é movida pelos diálogos e traz os espetaculares Naomi Watts e Sean Penn nos papéis principais, a obra funciona muito bem como complemento ao excelente Zona Verde (2010).

7. Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008) de Kathryn Bigelow: é sobre desarmar bombas e viver com o risco a cada momento no Iraque ocupado e o fator é mais humano que acelerado. A tensão apresenta uma visão particular e diferente da guerra. E mesmo num local dito pacificado, a morte pode estar em cada esquina. Enterrada no meio do nada, dentro de carros, homens e até em crianças bomba.

Restrepo_

8. Restrepo (2010) de Tim Hetherington e Sebastian Junger: o documentário é um retrato incisivo de um pelotão americano no Vale Korengal, o lugar mais violento e perigoso do Afeganistão. Entre tiros e conflitos, que a câmera passeia constantemente no fogo cruzado, o público tem a sensação de estar na linha de fogo. Entre balas e bombas, há os depoimentos fortes (e por vezes até emocionantes), e reunião com populares locais para amenizar a situação complicada.

mensageiro

9. O Mensageiro (The Messenger, 2009) de Oren Moverman: no pós 11/9, dois oficiais (Ben Foster e Woody Harrelson) são escalados para uma missão emocionalmente difícil: notificar os parentes mais próximos (geralmente pais, mães e mulheres) dos soldados americanos mortos em combate. O fator complicador é que após uma notificação um dos mensageiros se envolve sentimentalmente com uma das viúvas. Uma obra comovente que vai além da discussão do dilema ético.

leoes e cordeiros

10. Leões e Cordeiros (Lions for Lambs, 2007) de Robert Redford: é um mosaico de três histórias que unem personagens que simplificam a sociedade americana, sem acobertar posições ou ideais, mas na mesma realidade da política do medo. Um Senador ambicioso (Tom Cruise), uma jornalista experiente (Meryl Streep), um professor idealista (Robert Redford), um aluno promissor (Andrew Garfield) e dois soldados (Derek Luke e Michael Peña) rumo à guerra contra o terror.

No Vale das Sombras

11. No Vale das Sombras (In The Valley of Elah, 2007) de Paul Haggis: expõe o quanto a sociedade americana ficou de cabeça para baixo com o clima pós-11 de setembro. Depois de retornar do Iraque, jovem soldado desaparece. Seu pai (Tommy Lee Jones), um veterano de guerra, investiga seu misterioso desaparecimento. Os militares dificultam o acesso de informações, e ao seu favor tem apenas uma determinada policial da região (Charlize Theron). As feridas de uma guerra sem sentido como a invasão ao Iraque são expostas em silêncios, diálogos e olhares inseridos em imagens.

12. Reine Sobre Mim (Reign Over Me, 2007) de Mike Binder: após os atentados de 11/9, Adam Sandler faz um ex-dentista que sofre a perda da esposa e da filha e entra em parafuso. O ex-colega de faculdade, Don Cheadle o reencontra e faz reviver a amizade de anos atrás e com isso ajuda o amigo a colocar a vida de volta ao equilíbrio.