11 filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

/home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/14/2015/11/remember the titans
“Duelo de Titãs” está na lista (Foto: Fox)

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, inspirou o Telecine Play a montar uma lista de 10 produções relevantes com temática racial.

Na plataforma online exclusiva para os assinantes do Telecine, é possível assistir a todos os filmes da Rede a qualquer momento e em diversas telas: computador, tablet, smartphone ou Xbox. Estão disponíveis títulos como 12 Anos de Escravidão, Duelo de Titãs, Esquadrão Red Tails, La Playa, Belle, Estrada para a Glória, O Inventor de Sonhos, Música da Alma, Faça a Coisa Certa e Fruitvale Station: A Última Parada.[tribuna-veja-tambem id=”9993″ align=”alignright”]

Ainda no dia 20, o Telecine Premium exibirá Selma: Uma Luta Pela Igualdade, às 22h. A produção foi consagrada no Oscar deste ano na categoria Canção, por Glory, de John Legend e Common, e ainda indicada na de Filme.

Saiba mais sobre cada um dos filmes:

12 Anos de Escravidão – O ex-escravo Solomon Northup é preso e vendido. Levado para uma outra cidade, sofre por 12 anos todo tipo de tortura física e psicológica. Vencedor de três Oscar, incluindo melhor filme.

Duelo de Titãs – Um técnico de futebol americano negro é contratado dirigir um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. O treinador é afrontado por outros colegas e jogadores da equipe, mas, com o passar do tempo, conquista a admiração de todos.

Esquadrão Red Tails – Inspirada numa história real, mostra como se deu a entrada de pilotos afrodescendentes na força aérea americana, durante a Segunda Guerra Mundial.

La Playa – O filme mostra o choque de Tomás, jovem negro, ao chegar a Bogotá, capital colombiana fatiada em guetos por conta da segregação racial.

Belle – Herdeira de um capitão britânico com uma escrava africana, Belle se muda para Inglaterra após a morte da mãe. Mesmo sendo criada pelo tio, um lorde inglês, ela enfrenta todo o preconceito da aristocracia local.

Estrada para a Glória – A produção retrata a criação do primeiro time de basquete norte-americano tendo apenas atletas negros entre os titulares. Baseado em uma história real.

O Inventor de Sonhos – A produção brasileira mostra a disputa amorosa dos amigos Trazimundo e Luis Bernardo pelo amor da linda escrava Iaínha.

Música da Alma – Quatro jovens negras formam as Sapphires, grupo de soul music convocado para se apresentar para os combatentes americanos durante a Guerra do Vietnã.

Faça a Coisa Certa – A decoração de uma pizzaria situada no Brooklyn vira motivo de discórdia entre o dono do estabelecimento, um ítalo-americano, e os moradores da região. A ausência de negros na “Parede da Fama” motiva uma briga no restaurante. Dirigido e estrelado por Spike Lee.

Fruitvale Station: A Última Parada – Oscar, um jovem negro recém-saído da prisão, luta para sustentar a namorada e a filha deles em um cenário opressor e nada favorável. Baseado em uma história real.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade – O longa retrata a marcha de Martin Luther King pelos direitos civis da cidade homônima até Montgomery nos anos 60. Estreia no Telecine Premium, às 22 horas do dia 20/11.

'