Pedale e divirta-se: confira 11 filmes com bicicletas

Ladrões de Bicicletas
Ladrões de Bicicletas (Ladri di biciclette, 1948) de Vittorio De Sica
Na Itália pós-Guerra, um homem penhora as roupas de casa para ter uma bicicleta e iniciar um trabalho. Mas quando a bicicleta é roubada, ele e seu filho iniciam uma busca para encontrá-la. Clássico, lindo e obrigatória obra-prima. Oscar e Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Butch Cassidy

Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969) de George Roy Hill
Dois amigos inseparáveis, Butch Cassidy e Sundance Kid, lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Caçados por todo o país, resolvem ir para a Bolívia e com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance. Cena clássica com uma bicicleta ao som de Raindrops keep fallin on my head (de Burt Bacharach) – Oscar de melhor canção. A fita concorreu ao Oscar de melhor filme.

O Vencedor

O Vencedor (Breaking Away, 1979) de Peter Yates
Dave é um espirituoso rapaz do interior dos Estados Unidos que ama bicicletas e a cultura italiana. Ele enfrenta um grande desafio quando decide participar de uma importante prova de ciclismo, disputada na sua cidade natal. Do mesmo diretor de Bullitt (1968, concorreu ao prêmio de melhor filme e ganhou Oscar de melhor roteiro original.

E.T. - O Extraterrestre

E.T. – O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982) de Steven Spielberg
Criança problemática tem a vida modificada ao receber em sua casa um pequeno e amigável alienígena que tenta retornar ao seu mundo de origem. Ok, não é um filme exatamente sobre ciclismo, mas há uma cena em especial que ficou imortalizada na história do cinema: um voo mágico sobre rodas enquanto a lua explodia em luz no céu da noite estrelada. Indicado ao Oscar de melhor filme.

Competições de Destinos

Competições de Destinos (American Flyers, 1985) de John Badham
Dois irmãos (Kevin Costner e David Grant) lutam para resolver sua relação conflituosa, tendo como pano de fundo o treinamento para uma competição ciclística. Belas sequências nas montanhas rochosas e clima eterno de sessão da tarde. Do mesmo diretor de Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e do mesmo roteirista de O Vencedor (1979), também sobre bikes.

O Caminho das Nuvens

O Caminho das Nuvens (Idem, 2003) de Vicente Amorim
Wagner Moura é um caminhoneiro desempregado que leva a mulher (Cláudia Abreu) e os cinco filhos numa viagem de bicicleta por 3.200km, da Paraíba ao Rio de Janeiro, com a promessa de conseguir um sonhado emprego de R$ 1.000 na Cidade Maravilhosa. Do mesmo diretor de Um Homem Bom (2008) e Corações Sujos (2011).

As Bicicletas de Belleville

As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville, 2003) de Sylvain Chomet
Menino solitário só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Cheia de poesia, é uma animação adulta e divertida, a produção franco-belga concorreu ao Oscar de melhor filme de animação e canção original.

O Escocês Voador

O Escocês Voador (The Flying Scotsman, 2006) de Douglas Mackinnon
A verdadeira história de Graeme Obree, ciclista da década de 90 que construiu sua bicicleta a partir de pedaços de velhas máquinas de lavar roupa. E mesmo com uma bike pirata, ele consegui bater o recorde mundial de velocidade ao inventar uma das posições mais agressivas e aerodinâmicas. Depois de ter seu título retirado pela federação de ciclismo, seus constantes problemas de depressão se transformaram em crises que o tiraram das pistas.

O Garoto da Bicicleta

O Garoto da Bicicleta (Le gamin au vélo, 2011) dos Irmãos Dardenne
Garoto – que não larga sua bicicleta por nada – de 11 anos de idade tem um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso conhece a dona de um salão de beleza, que o recebe aos finais de semana. Mas esse amor não é correspondido, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai. Concorreu à Palma de Ouro em Cannes, onde venceu Grande Prêmio do Júri e indicação ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.

Perigo por Encomenda.

Perigo por Encomenda (Premium Rush, 2012) de David Koepp
Entregador de bicicleta é acostumado ao stress e aos perigos da profissão, mas o que ele não sabe é que seria alvo de um policial corrupto após uma entrega misteriosa. Destaque para as pedaladas reais do ator Joseph-Gordon Levitt e as cenas de alta tensão nas ruas de Nova Tork. Do mesmo roteirista de Missão Impossível (1996) e do diretor de A Janela Secreta (2004).

A Mentira Armstrong

A Mentira Armstrong (The Armstrong Lie, 2013) de Alex Gigbney
Após vencer por sete vezes a Volta da França, o ciclista assumiu o uso de esteróides anabolizantes, caracterizando o dopping, e teve de devolver todos seus títulos. Nesse documentário, acompanhamos da ascensão improvável à queda brutal da “lenda” do esporte, Lance Armstrong, passando por um tratamento de câncer nos testículos e o lançamento da “Fundação Lance Amstrong”.