10 filmes ‘Lado B’ para curtir no “dia do orgulho nerd”

Se antes os nerds eram os perfeitos alvos de bullying dos brigões do colégio, hoje os nerds estão em alta. E no dia 25 de maio é celebrado o “Dia do Orgulho Nerd”. Para brindar a data, vamos fugir do lugar comum indicar uma lista de 10 produções que são o ‘lado B’ da cultura pop. As indicações estão disponíveis em DVD, Blu-ray ou no Telecine Play. Confira a lista completa:

Jovens, Loucos e Rebeldes | Pura Adrenalina | Matador em Conflito

Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, 1993) de Richard Linklater. Em maio de 1976, acompanhamos a loucura total do último dia de aula em um colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros calouros e sádicos veteranos aprontam, organizam festas, brigam, transam, se drogam e bebem como se não houvesse amanhã, criando memórias inesquecíveis das quais nenhum deles conseguirá sequer lembrar. Com Milla Jovovich, Ben Affleck e Matthew McConaughey. Filme disponível também no Telecine Play.

Pura Adrenalina (Bottle Rocket, 1996) de Wes Anderson. Três jovens amigos em busca de um lugar ao sol acabam tornando-se foragidos. Mas cada um tem seu sonho particular: Anthony, o de encontrar um amor verdadeiro; Bob, o de ter uma família; e Dignam, o de ser um gângster respeitado. Primeiro filme de Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), baseado em seu curta-metragem homônimo, é estrelado por Luke Wilson, Owen Wilson e Rob Lowe.

Matador em Conflito (Grosse Pointe Blank, 1997) de George Armitage. Charmoso e eficiente como matador de aluguel, Martin (John Cusack) começa a perceber que sua vida carece de sentido. Martin decide voltar para sua cidade natal, para comparecer à reunião de 10 anos de sua turma de ginásio. Ali, ele pretende reencontrar Debi (Minnie Driver), a garota que deixou para trás, bem como executar um último trabalho. O passado e o presente de Martin colidem quando outro assassino, Grocer (Dan Aykroyd), aparece. A trilha sonora é deliciosa. Filme disponível também no Telecine Play.

Mal Posso Esperar (Can’t Hardly Wait, 1998) de Harry Elfont e Deborah Kaplan. Uma turma está se formando no colegial e uma grande festa os aguarda. É nessa comemoração que Preston (Ethan Embry) planeja revelar à garota mais popular da escola, Amanda (Jennifer Love Hewitt), que sempre foi apaixonado por ela. Enquanto isso, um outro estudante planeja se vingar do atleta da escola que faz bullying, Mike (Peter Facinelli), e Kenny (Seth Green) planeja perder a virgindade antes de partir para a faculdade. Disponível em DVD ou no Netflix.

Mal Posso Esperar | Ghost World – Aprendendo a Viver | Napoleon Dynamite

Ghost World – Aprendendo a Viver (Ghost World, 2001) de Terry Zwigoff. Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar incertezas da existência. Planejam um futuro cheio de possibilidades, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, mas recebe um salário tão baixo que não consegue nem pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh (Brad Renfro), um rapaz diferente que ela considera “a única pessoa decente no mundo”. Steve Buscemi também está no filme. Disponível em DVD.

Napoleon Dynamite (Idem, 2004) de Jared Hess. O jovem Napoleon Dynamite (Jon Heder) leva uma vida pacata e solitária. Vivendo em uma pequena cidade, sem nenhum amigo no colégio, o rapaz passa boa parte do seu tempo sozinho ou desenhando um animal híbrido que ele inventou. Ele vive com o tio e com irmão, que também se acostumaram a ignorá-lo. Porém, sua sorte muda quando Napoleon conhece Pedro (Efren Ramirez), que o desperta para a vida.

Nick & Norah: Uma Noite de Amor e Música (Nick and Norah’s Infinite Playlist, 2008) de Peter Sollet. Nick e Norah são dois jovens que se encontram casualmente numa noite em Nova York e, juntos, saem à procura de um show secreto de sua banda de música favorita. A aventura acaba se transformando na primeira balada de um possível romance que poderá mudar a vida dos dois para sempre. A comédia romântica nerd é estrelada por Kat Dennings e Michael Cera.

Férias Frustradas de Verão (Adventureland, 2009) de Greg Mottola. James Brennan acaba de se formar na faculdade e está se preparando para as suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, seus pais lhe reservam uma desagradável surpresa e, ao invés de arrumar as malas, ele terá que arrumar um emprego. Ao invés de viajar no verão, ele acaba dando duro num parque de diversão, ao lado de crianças barulhentas e pais briguentos. Mas, como a vida traz muitas surpresas, sua bela colega de trabalho começa a lhe dar bola e ele percebe que nem tudo está perdido. No elenco, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Ryan Reynolds e Kristen Wiig. Disponível em DVD, no Netflix e também no Telecine Play.

Ataque ao Prédio (Attack the Block, 2011) de Joe Cornish. Sam (Jodie Whittaker) estava prestes a ser assaltada quando uma bola de fogo cai do céu e destrói um carro. Assustada, se depara com um ser estranho, que surge dos destroços e ataca Moses (John Boyega), o líder da gangue local, formada por adolescentes. Para se vingar, Moses e seu bando matam a criatura e a levam para o edifício que eles usam como quartel general do crime, chefiado pelo cruel gangstêr Hi-Hatz (Jumayn Hunter). Mais tarde, quando Sam está ajudando os policiais na busca dos bandidos que tentaram assaltá-la, luzes estranhas surgem no céu, anunciando a chegada de um segundo ataque alienígena. Sem ter para onde fugir, Sam se une a Moses e toda a gangue para salvar suas vidas e proteger o prédio onde vivem.

Dope – Um Deslize Perigoso (Dope, 2015) de Rick Famuyiwa. Malcolm Adecombi (Shameik Moore) é um nerd que vive em um bairro violento em Los Angeles e se desdobra entre provas finais, admissões acadêmicas, audições de clássicos do hip-hop e ensaios de sua banda de rock. Certa noite comparece a uma festa e, após uma confusão, volta para casa com a mochila cheia de drogas, o que o leva a arriscar novas maneiras de se dar bem. Disponível na grade de programação da HBO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *